X

0 Comentários

Digital

Celso Marconi lança DVD

São mais de seis horas em 22 filmes realizados pelo crítico

Por Luiz Joaquim | 05.05.2011 (quinta-feira)

A boa notícia é que hoje, na Livraria Cultura, no Bairro do Recife, finalmente será lançado o DVD duplo “O Cinema de Celso Marconi”. A notícia que alguns cinéfilos recifenses podem lamentar é que o evento acontece a partir das 19h, chocando com o horário da exibição de curtas no 15º Cine-PE, no Centro de Convenções. Desde 2009, Celso vinha trabalhando no lançamento destes discos que trazem seis horas e 40 minutos de imagem, divididas entre 22 filmes realizados pelo filósofo, jornalista, crítico de cinema, escritor e professor.

Boa parte deles foram feitos em Super-8 nos anos 1970. Seis dos filmes são apresentados finalizados e os outros em estado bruto ou retrabalhados recentemente, com inserção de uma nova banda sonora, além de entrevistas no formato digital. Esta coleção da obra audiovisual de Celso reforça seu interesse pelas artes plásticas, religião, folclore e temas livres ligados ao próprio cinema.

Para o lançamento, o médico Adriano Mendes coordena as falas do escritor Fernando Monteiro, de Sérgio Dantas (produtor do projeto), e as declamações do poeta Jairo Eugênio Wanderley de Castro, além de um atentado poético de Jomard Muniz de Britto. Haverá ainda a exibição de um pequeno filme feito por Sidney, tendo Celso como interprete. O projeto do DVD “O Cinema de Celso Marconi” foi aprovado pelo Sistema Municipal de Incentivo a Cultura da Prefeitura do Recife em 2008. O disco duplo poderá ser adquirido por R$ 29,60.

Mais Recentes

Publicidade