X

0 Comentários

Festivais

João Pessoa exibe cinema lusófono

3° Cineport

Por Luiz Joaquim | 04.05.2007 (sexta-feira)

Por dez dias, a partir de hoje, funciona em João Pessoa a 3ª edição do Cineport – Festival de Cinema de Língua Portuguesa, colocando filmes em competição do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e com a presença de representantes da área de cinema do Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissal e Cabo Verde.

O evento foi idealizado por Mônica Botelho, da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, de Cataguases (MG), tendo acontecido sua primeira edição em 2005 naquela própria cidade. Em 2006, o festival – anunciado como o maior do mundo lusófono – foi realizado em Portugal. A partir de 2007, o evento alterna, a cada dois anos, com uma cidade estrangeira de língua portuguesa.

Entre longas-metragens, curtas em 35mm e vídeos, o evento reúne quase uma centena de filmes. Dos longas de ficção estão sete brasileiros, cinco portugueses e um moçambicano. Entre os documentais estão dois do Brasil e um de Portugal.

Ao contrário de outros festivais brasileiros de cinema, e mais próximo do formato do Oscar, o Cineport informa antecipadamente a lista do indicados (nas categorias filme, produção, direção, roteiro, ator, atriz, montagem, atores coadjuvantes, fotografia, música) ao troféu Andorinha.

De Pernambuco, Hermila Guedes concorre como a atriz em “O Céu de Suely”, contra Gigliora Zacara, por “O Jardim de Outro Homem” (do moçambicano Sol de Carvalho, na foto acima), e Ana Moreira por “Transe” (de Portugal). O filme que abre o evento às 21h na Tenda Andorinha é o documentário “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho, que será homenageado, assim como a atriz portuguesa Maria de Medeiros (de “Pulp Fiction”) e o cineasta angolana Zezé Gamboa, com o troféu Humberto Mauro. A programação do festival pode ser encontrada em(www.festivalcineport.com)

Mais Recentes

Publicidade