4º Venezia Festival Italiano do Cinema (Recife)
mostra começa hoje na Fundaj
Por Luiz Joaquim | 04.12.2008 (quinta-feira)
Pelo segundo ano o Recife recebe a Mostra Venezia Cinema Italiano no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. A mostra, em sua quarta edição, é organizada pela Embaixada da Itália no Brasil em parceria com o Instituto de Cultura Italiano e seus respectivos consulados no Brasil. Este ano, com programação iniciando hoje e seguindo até segunda-feira sempre às 20h, e na terça, último dia, começando às 18h, traz sete filmes em exibição única.
Dois deles, “Birdwatcher, Terra Vermelha” (hoje), co-produção brasíl-itália com Matheus Nachtergaele e Leonardo Medeiros no elenco dirigido por Barcos Bechis e “Il Papà di Giovanna” (amanhã), de Pupi Avati, estiveram em competição no último Festival de Veneza, em agosto, dando, inclusive, o Leão de Ouro de melhor ator a Silvio Orlando pela atuação no filme de Avati.
Também na programação a típica comédia italiana “Almoço em Agosto” (segunda-feira), do estreante Luigi di Laurentiis, e a co-produção Itália-Romênia-França “PA-RA-DA” (terça, 20h20), de Marco Pentecorpo, retratando crianças abandonadas na Romênia pós-governo de Ceausescu.
Ambos filmes estiveram também em Veneza em mostra paralela, assim como o clássico “Os Monstros” (terça-feira, 18h). A obra realizada em 1963 por Dino Risi foi restaurada e pode ser vista agora com dois episódios a mais – “O Cérebro Doméstico” e “O Ator” – somando 30 deles, dando um visão sarcástica sobre o milagre econômico da Itália. E ainda o drama contemporâneo “Um Dia Perfeito” (sábado), de Ferzan Özpetek, que deu um premiou especial a atriz Isabella Ferrari pela performance como a esposa e mãe que vive as hostilidades de um violento ex-marido ciumento.
Fora de Veneza e incluído aqui na programação está “O Sêmen da Discórdia” (domingo), de Pappi Rossi, que fez uma comédia politicamente incorreta sobre uma mulher que se descobre grávida no mesmo dia em que o marido se descobre estéril. Os ingressos do Mostra Venezia Cinema Italiano custam R$ 4 e R$ 2 (meia) e a renda será revertida para a Casa de Passagem.
0 Comentários