4° CinePort (PB, 2009) – abertura
Paraiba abre o CinePort
Por Luiz Joaquim | 01.05.2009 (sexta-feira)
Enquanto o 13° Cine-PE está a todo gás, apresentando hoje “Alô Alô Teresinha!”, documentário sobre o Velho Guerreiro, Chacrinha, do crítico Nelson Hoineff, João Pessoa vê abrir às 19h de hoje mais uma edição do CinePort, festival que contempla produções feitas em países da lingua portuguesa. São 150 filmes que vêm da África, Portugual e Brasil, dando um mosaíco raro da cultura gerada pelo nosso idioma traduzidas em imagens audiovisuais.
Inicialmente planejado para acontecer bienalmente e, a cada dois anos em um país diferente, o CinePort agora se estabelece definitivamente em João Pessoa, cidade que recebeu o evento calorosamente pela primeira vez em 2007.
A cerimômia de abertura logo mais acontece com a exibição de trechos do histórico filme “Sob o Céu Nordestino”, de Walfrido Rodriguez, considerado o marco zero cinematografia paraibana. Na competitiva, hoje exibe o português “Goodnight Irene”, de Paulo Marinou Blanco, e o brasileiro “A Canção de Baal”, de Helena Ignez. Detalhes da programação em (www.festivalcineport.com). Acompanhe a cobertura da Folha de Pernambuco no CinePort na próxima semana.
0 Comentários