4° Panorama Recife de Documentário (2009) – abertu
A hora do documentário
Por Luiz Joaquim | 02.05.2009 (sábado)
É louvável o trabalho curatorial que Ernesto Barros vem fazendo a frente dos Cineteatro do Parque e Apolo. Em particular neste último, para o qual dedica uma seleção de filmes e mostras raras e de conteúdo cinematográfico pertinente. Pelo segundo ano, Ernesto comanda o Panorama Recife de Documentário, iniciando hoje (até sexta-feira) em sua sexta edição.
O cinéfilo recifense não pode reclamar visto que há duas semanas tinha a sua disposição o Festival dos 3 Continentes, ontem encerrou o 13ø Cine-PE e agora poderá encontrar, dividido entre os Cine do Parque e Apolo uma mostra com 50 títulos abrangendo a recente leva de documentários brasileiros e estrangeiros, com alguns destaques como os três documentários inéditos por aqui – “O Aborto dos Outros”, de Carla Gallo; “Musicagem”, de Nereu Cerdeira e Edu Felistoque; e o clássico “Linha de Montagem” (1982), de Renato Tapajós. Todos exibem no Parque, além de “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci..
Entre os estrangeiros, atenção para a quinta-feira com o panorama especial sobre a obra do diretor Chris Marker, a partir das 16h, com os filmes “O Fundo do Mar É Vermelho – As Mãos Frágeis”. Nesta mesma quinta-feira, Marker estará acompanhado e Wilson Freire com seu “Bendita Sois Voz”. Freire teve, semana passada, seu recente “Pela Vida, Pela Morte” exibido no Cine-PE, assim com Luci Alcantara com seu “Geração 65 – Aquela Coisa Toda”, filme também presente neste Panorama, exibindo amanhã, ás 18h.
O evento começa, diariamente, às 14h (com sessões a cada duas horas), mas um dos destaques de hoje exibe ás 18h. É “L.A.P.A”, longa dos cariocas Cavi Borges e Emilio Domingues sobre sobre o cotidiano de quem vive no tradicional bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Na quarta-feira, a mostra abres suas portas para projetos experimentais universitários e para o longa-metragem que nasceu a partir da obra de Gilberto Freire, “Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife”, pela mãos de Leo Falcão. A noite fecha com o filme francês de David Teboul, “Yves Saint-Laurentm, O Tempo Redescoberto”, no qual o estilista fala de sua vida íntima e profissional.
O mestre Fernando Spencer também será lembrando no Panorama, terça-feira, às 16h, quando o evento foca a produção audiovisual da Página 21, entrando aí pelas recentes parceria entre o cineasta das 3 bitolas (e do digital) com a produtora – que celebra 10 anos. Após a projeção, Amaro Filho e Spencer participam de uma conversa com o público.
Sobre “O Aborto dos Outros” (hoje e quarta às 18h e 20h no Parque), o filme saiu com Menção Honrosa do “É Tudo Verdade 2008” sob a justificativa de sua “corajosa abordagem, pela pertinência temática e sensibilidade narrativa”. As filmagens ocorreram em quatro hospitais públicos paulistas que possuem atendimento para casos de aborto previstos em lei:. “O Aborto…” é o primeiro longa de Gallo, que fez assistência de direção de “Palíndromo” de Philipe Barcinski, e “Tônica Dominante”, longa de Lina Chamie. Importante: os ingressos no Cine do Parque permanecem R$ 1 no Panorama, mas no Cine Apolo a entrada é franca.
—————
PROGRAMAÇÃO – 4/ Panorama Recife de Documentário
CINE DO PARQUE
O Aborto dos Outros – hoje: 18h / 20h / Quarta: 18h / 20h
Musicagem – Hoje:14h/ 16h / Amanhã: 19h / 20h30
Serras da Desordem – Terça: 14h / 16h30 / Sexta: 19h30
Procedimento Operacional Padrão – Quinta: 16h/20h / Sexta: 15h/ 17h15
Linha de Montagem – Quarta: 14h / 16h / Quinta: 14h / 18h
0 Comentários