37º Festival de Gramado (2009) – divulgação
Gramado divulga selecionados
Por Luiz Joaquim | 15.07.2009 (quarta-feira)
A organização do 37º Festival de Cinema de Gramado divulgou na manhã de ontem o nome dos filmes selecionados para a competição, que acontece entre 9 e 15 de agosto. O nome de dois pernambucanos aparece na lista: Vincent Carelli (radicado em Olinda), com o longa-metragem “Corumbiara”, e o Daniel Aragão, com o curta “Não me Deixe em Casa”.
Em “Corumbiara”, já vencedor no 11º Festival Internacional de Cinema Ambiental (F)ica, Carrelli conta a história do massacre sofrido nos anos 1980 pelos índios isolados na gleba que dá nome ao filme, localizado em Rondônia. O diretor, de reconhecido trabalho pelo projeto Vídeo nas Aldeias, voltou à região em 1995 e encontrou a aldeia abandonada e índios isolados.
“Corumbiara” concorre com os brasileiros “Canção de Baal”, de Helena Ignez, “Cildo”, de Carlos Mauro, “Quase Um Tango”, de Sérgio “Em Teu Nome”, de Paulo Nascimento, “Corpos Celestes”, de Marco Jorge e Fernando Severo. Além dos ibero-americanos “Gigante”, de Adrián Biniez (Uruguai), “La Teta Asustada”, de Claudia Llosa (Peru), “Lluvia”, de Paula Hernandez (Argentina), “La Proxima Estación”, de Fernando Solanas (Argentina) e “Nochebuena”, de Maria Camila Loboguerrero (Colômbia).
O novo curta de Daniel Aragão teve a edição final concluída há 11 dias. “Estou viajando para Santa Mônica (EUA) ainda na terça-feira para fazer a impressão”, comentou por telefone. Daniel explica que escolheu fazer uma experiência com o laboratório estrangeiro por ser mais em conta e não ficar refém da agenda das equivalentes no Sudeste.
“Não me Deixe em Casa” fala do isolamento de um casal em seu mundo interno e de como o mundo externo observa esse casal. Nas palavras do diretor, perpassa pelo assunto “internet, relações sexuais mas também muitos outros subtemas”, adiantou. Aragão compete com outros 11 curtas-metragem ao troféu Kikito.
0 Comentários