Curadoria de cinema
Câmera clara 168
Por Luiz Joaquim | 13.07.2009 (segunda-feira)
O mais abrangente e confiável informativo nacional sobre o cinema brasileiro publicou na edição da semana passada notícia sobre o 1º Encontro de Programadores de Salas Alternativas, que acontece aqui no Recife, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, nos próximos dias 23 e 24. A idéia veio da cabeça do crítico de cinema gaúcho e curador da sala PF Gastal, de Porto Alegre, Marcus Mello. A vontade de reunir os profissionais do país que trabalham na mesma área e foi ganhando corpo numa conversa com seu colega o crítico Kleber Mendonça Filho, que coordena o Cinema da Fundação junto a este que aqui escreve. Num primeiro contexto, o encontro deverá ajudar aqueles que trabalham na programação de salas espalhadas pelo Brasil com o mesmo perfil das salas da Fundaj e do Cine Apolo, da Prefeitura do Recife. As dificuldades, em termos de agendamento de filme, tecnologia de projeção, distância geográfica entre distribuidores (no eixo Rio-SP) para outros estados, opção de cópia em 35mm, além de impedimentos burocrático farão parte da conversa dividida em quatro mesas de debate. As conclusão colocadas deverão dar origem a um documento que poderá servirá como ponto de estabelecimento para uma política específica da área, com intenção de unir o maior número de exibidores com este perfil no Brasil, com o propósito de minimizar dificuldade, e quem sabe, criar um circuito mais fortalecido. Oxalá dê tudo certo. O público comum poderá participar gratuitamente como espectador do evento na sala do Derby.
——————
AMOEDA
Hoje o Amoeda Digital (às 18h no Bar Central) apresenta o documentário “Doces Bárbaros” (foto), de Jom Tob Azulay, uma produção brasileira de 1976, que conta a história do início do Movimento Tropicalismo, formado pelos cantores e compositores baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Gal Costa, no momento de comemoração dos 10 anos de suas carreiras. Logo após, tem a apresentação do trio de música instrumental e experimental Samsara, com violão e didgeridoo (instrumento dos aborígines australianos), percussão e violoncelo.
—————–
MoMA
Quinta-feira começa no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) a Premiere Brazil 2009, mostrando lá o cinema brasileiro contemporâneo. Passam 25 filmes, entre curtas e longas-metragens, inéditos, clássicos e uma retrospectiva de Eduardo Coutinho. O filme que abre o evento é “Última Parada 174”, de Bruno Barreto, mais um show de Adriana Calcanhoto.
————————
Harry
Amanhã, meia-noite, tem a famosa sessão de lançamento da nova aventura de Harry Potter, no caso, “O Enígma do Príncipe”. Muito fàs são esperados, devidamente fantasiados, claro, cada um conforme seu personagem predileto. Vejamos.
0 Comentários