19o Cine Ceará (2009) – premiação
Belmonte reina no Ceará
Por Luiz Joaquim | 06.08.2009 (quinta-feira)
A maratona do 19º Cine Ceará se encerrou na noite da última terça-feira, quando foram anunciados os vencedores da mostra competitiva ibero-americana de longa-metragem e brasileira de curta-metragem. A cerimônia, que aconteceu no Centro Cultura Sesc Luiz Severiano Ribeiro, coroou “Se nada mais der certo”, longa dirigido por José Eduardo Belmonte e protagonizado por Cauã Reymond.
O filme de Belmonte abocanhou de Melhor filme, Direção, Montagem e Ator para Cauã Raymond. Quem recebeu os troféus Mucuripe foi o ex-secretário nacional do audiovisual, Orlando Senna, que representou a equipe do filme. Além dos troféus, o filme ganhou o único prêmio em dinheiro, no valor de US$ 10 mil (dez mil dólares).
Na categoria Prêmio da Crítica, Pernambuco fez bonito. Os vencedores foram o longa ovacionado no festival “Humberto Teixeira – O homem que engarrafava nuvens”, de Lírio Ferreira, e o curta “Superbarroco”, de Renata Pinheiro. O filme de Lírio Ferreira ganhou ainda Melhor roteiro e Melhor som, e os prêmios Oscarito (dado pela Câmara Municipal de Fortaleza) e do BNB (Banco do Nordeste do Brasil).
Dentro das mostra de curtas, “Superbarroco” ainda levou os troféus de Melhor ator (para Everaldo Pontes) e Melhor direção de arte. O Melhor curta-metragem foi “Os sapatos de Aristeu”, de Luiz René Guerra, que ainda faturou os prêmios de Melhor montagem e Melhor roteiro. O Prêmio Especial do Júri ficou com “Coração do Tempo”, do mexicano Alberto Córtes.
0 Comentários