Sozinho no cinema
Câmera clara 173
Por Luiz Joaquim | 28.09.2009 (segunda-feira)
Vinícius de Moraes também teve seus dias como crítico de cinema. Num livro coletânea desses seus textos valorativos sobre filmes, havia uma crônica em especial na qual ele comentava sobre o espectador de cinema. Ali, o poeta vaticinava, mais ou menos assim, para o seu leitor: “Não confie naquele espectador que não senta numa das cinco primeiras filas, ou naquele que saia da sala antes do final dos créditos”. É claro que Vinícius não era tão radical assim. Apenas usava a afirmativa como uma estratégia dramática para o que queria dizer, ou seja, que interessante eram aqueles que levavam o cinema (ou qualquer outra arte) a sério, por compreendê-la como algo realmente vital ao ser humano. Semana passada, tendo que ir profissionalmente ao cinema ver um filme, para posteriormente escrever uma crítica, observamos a pouca quantidade de espectadores na tal sessão (cerca de uma dezena de pessoas). O curioso era que, quase em sua totalidade, esses espectadores não estavam acompanhados. Era, essencialmente, uma sessão de solitários, ou apenas sozinhos, o que nos fez pensar em que medida aquela pessoa que vai sozinha ao cinema interage mais ou melhor com o filme, sem interferência do parceiro (que, claro, pode ser positiva ou negativa). A pergunta é: o que Vinícius diria dos solitários no cinema?
——————
Cine Guarany
A Fundarpe informa: depois do Festival de Cinema de Triunfo, cuja segunda edição aconteceu em julho no Sertão do Pajéu, o município já pode celebrar a chegada de um projetor de cinema, 35mm, para funcionar efetivamente no Cineteatro Guarany. É um equipamento novo, com sistema de som Dolby analógico, o mesmo usado em algumas salas da rede Cinemark, espalhadas pelo país. É um equipamento norte-americano, da marca Christie, com lâmpada xenon de potência máxima de 3 mil watts, além de uma lente sobressalente para projetar também no formato cinemascope. A Fundarpe promete a inauguração da nova máquina ainda neste mês, mas não definiu a data.
———————————————————————
MGM e os patetas
As dividas da Metro Goldwin Meyer (MGM) acumulam o valor de 3,7 bilhões de dólares, que vencem em 2012. Apesar de faturar 500 milhões da mesma moeda por ano, a empresa paga 250 milhões anualmente só de juros. Desde que Mary Parent assumiu por lá as rédeas em março de 2008, o estúdio está filmando “The Cabin in the Woods” e “Hot Tub Time Machine”, e está em pré-produção dos filmes “The Zookeeper, Three Stooges” (Os Três Patetas) e a refilmagem de “Red Daw”. Todas esses filmes têm estréia prevista para 2010.
—————————————
Ingressos
Fãs de “Crepúsculo” já podem se movimentar para o comprar na rede UCI/Ribeiro os ingressos da sequência “Lua Nova”, que só estréia em 20 de novembro (!!). Antes disso, em 28 de outubro, Michael Jackson chega aos cinemas. Os ingressos começaram a ser vendidos ontem, também na rede UCI/Ribeiro. O filme, “That is It”, foi dirigido por Kenny Ortega e é um documentário, em tom de musical, com imagens do Rei do Pop em preparação para a turnê que faria antes de falecer. O filme deve ficar em cartaz por duas semanas e quem comprar o ingresso antecipado ganha um poster do astro.
0 Comentários