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Masaccio vs Cameron

Câmera clara 195

Por Luiz Joaquim | 22.03.2010 (segunda-feira)

A soberba é realmente algo deplorável. É deprimento a idéia que o indivíduo tem sobre si mesmo como essencial, em grau atrofiado, para o mundo. Óbvio que a estima particular deve ser responsável pelo seu bem estar consigo próprio, mas daí a se perceber como exemplo único no mundo pelo qual todos devam seguir seus passos, já é um pouco demais. Há toda uma celeuma em cima do sucesso por trás de “Avatar”, de James Cameron, como revolução cinematográfica. Todos sabem da vaidade do cineasta de 57 anos e ele realmente se considera um gênio. Não vamos entrar no mérito da discussão sobre sua genialidade. Vamos deixar o tempo responder a isso. Sobre o tempo, nos vem a mente a arte de um gênio autêntico. O artista plástico quattrocentista italiano chamado Masaccio, falecido com apenas 27 anos (1401-1428). Um ano antes de falecer, Masaccio fez aquela que é sua obra prima e mudaria para sempre a da representação da realidade pela pintura. O jovem recebeu a incumbência de retratar por uma afresco numa igreja florentina uma trindade sagrada Observando as idéias de um arquiteto também revolucionário que o precedera – Brunelleschi – Masaccio fez de sua pintura (veja na imagem acima) uma obra que certamente assombrou os primeiros olhos que a viram ao ser descerrado o manto que a cobria. Fugindo da técnica gótica e dura que dominava as pinturas por no mínimo dois séculos até então, o artista criou uma sensação de perspectiva em seu trabalho que pode ter feito os primeiros olhos a vê-la acreditarem estar dianto de um buraco na parede, e não diante de uma pintura. A sensação de profundidade dada pelos traços no teto na pintura, feita sob perfeito estudo matemático de perspectiva, deu margem para outros experimentos, evoluções e novos caminhos no futuro da arte. Por isso Masaccio nunca será esquecido. É de pensar se daqui a 500 anos, outro jornalista irá fazer um artigo sobre a façanha de James Cameron. Como dizia Arnaldo Jabor em “Eu Sei que Vou te Amar” (1986) pela boca do personagem de Thales Pan Chacon: “A primeira humildade do ser humano era saber que ele é um tubo processador de excremento”.

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Festivais
Atenção realizadores. Abertas inscrições para três importantes festivais de cinema no Brasil. Todos eles aceitam longas e curtas-metragens em 35mm ou digital. 1) 5º CineOP (Ouro Preto – MG): inscrições pelo site (www.cineop.com.br) até 16 de abril. Mostra acontece entre 17 e 22 de junho. 2) 20º Cine Ceará: inscrições pelo site (www.cineceara.com.br) até 30 de abril. Festival acontece entre 24 de julho a 1º de julho. 3) 3º Festival de Paulínia: inscrições pelo site (www.culturapaulinia.com.br) até 21 de maio. Mostra acontece de 15 a 22 de julho.

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Bullock
Em conversa na redação da Folha de Pernambuco com a colega Paola Araújo sobre “Um Sonho Possível” a jornalista apontou uma curiosidade sobre uma das passagens do filme. Paola explica: “Nos dois últimos trabalhos de Sandra Bullock, “A Proposta” e “Um Sonho Possível”, ela aparece em uma cena praticamente idêntica – em uma fila. No primeiro, bem vestida, superior, ela passa por cima dos menos favorecidos e passa à frente na fila da imigração – ela é canadense e precisa conseguir o visto de permanência. Em sua versão, bem vestida, superior e engajada, ela passa à frente – desta vez ela quer saber como conseguir a guarda do rapaz -, justificando que sua intenção não é furar a fila mas sim reclamar do atendimento. Nos dois casos, ela consegue o que quer”.

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