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Festivais

14º Cine-PE (2010) – noite 3

Dois longas e quatro curtas na noite de hoje (28)

Por Luiz Joaquim | 28.04.2010 (quarta-feira)

A primeira tentativa de Oswaldo Montenegro no cinema é com material pessoal: o músico optou levar “Léo e Bia”, que já passou pela estética musical e teatral, para a narrativa cinematográfica. O filme mistura lembranças pessoais de Oswaldo com contexto político e cultural do Brasil dos anos 1970. Durante a Ditadura Militar, grupo de artistas trata a arte como ferramenta de combustão social. O filme faz parte da mostra competitiva de longas do Cine PE e será exibido hoje no Centro de Convenções.

Antes, é a vez do longa “Sequestro”, documentário que incorpora clima de investigação para observar como a Divisão Antissequestro de São Paulo opera. Depois de quatro anos de filmagem, período em que 400 pessoas foram sequestradas na capital paulista, este filme registrou encontros autênticos de negociações entre familiares e bandidos, resgates e operações dentro de uma cadeia.

A noite começa com a competição de curtas. Os dois filmes da mostra competitiva de obras digitais, programados para começar às 18h30, apontam suas câmeras para a intimidade de personagens femininas. No primeiro, o documentário paraibano “Sweet Karolynne”, a cineasta Ana Bárbara Ramos explora, em narrativa de 15 minutos, a o cotidiano de uma menina, sua amizade com o galo Jarbas e sua relação com o pai que faz cover de Elvis Presley. Já “Sobe, Sofia”, ficção carioca de André Mielnik, segue o silêncio existencial de jovem de classe média.

Completam a programação dos curtas ficcionais em 35 mm “Revertere Ad Locum Tuum” e “A Noite Por Testemunha”. O primeiro (que significa “retorno ao local”), dirigido por Armando Mendz, investiga com tom inesperado de comédia um drama familiar. Já no segundo, Bruno Torres faz interpretação pessoal da violência urbana.

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