Caçador de Recompensa
Acontece nessa noite
Por Luiz Joaquim | 16.04.2010 (sexta-feira)
No passado, havia um senhor chamado Frank Capra (1897-1991), que fazia comédias românticas como ninguém. Muitos tentaram alcançar o equilíbrio perfeito entre elegância, charme e humor com o qual Capra condimentava suas histórias. Quase ninguém conseguiu chegar perto do mestre. Com “Caçador de Recompensa” (The Bount Hunter, EUA, 2010) o mesmo diretor de “Hitch: Conselheiro Amoroso”, Andy Tennant, tenta se aproximar da graça e da ação que existia num Capra.
A fórmula é simples: casal que se odeia é obrigado a conviver lado a lado e, ao final, percebe que se amam. Um dos clássicos dentro deste molde é de 1934, também de Capra (claro): “Aconteceu Naquela Noite”, com Clark Gable vivendo um jornalista na cola de uma fugitiva (Claudette Colbert). Ganhou cinco Oscars.
Em “Caçador de Recompensa”, a jornalista também é a fugitiva (Jennifer Aniston). E quem a caça é seu ex-marido, na pele de Gerard Butler (“300”). Ele é uma ex-policial que é contratado para levar sua ex-mulher à delegacia por a moça ter faltado um compromisso judicial. A razão da ausência é a investigação que ela faz sobre um suicídio forjado que pode envolver a própria polícia. Enquanto corre em busca de seu furo jornalístico, o ex-marido corre para prendê-la e ganhar cinco mil dólares.
O humor é sugerido pela constante briga de gato e rato, com os dois passando a perna o tempo inteiro entre si. A boa química entre Butler e Anniston (na tela e fora dela. Eles viraram um casal de fato), ajuda a manter o ritmo necessário para o tamanho da confusão pela qual o roteiro se enrosca.
Mas Tennant não é Capra e uma sequência resume bem o nível emocional dos adultos que estamos acompanhado em cena. Quando finalmente eles percebem que ainda se gosta porque, na verdade, conhece demais o defeito do outro, eles telefonam para tomar conselhos. A conseqüência é horrível e tudo volta a estaca zero. É claro que a situação é apenas uma estratégia para criar mais situações humoradas. Mas são por sutilezas equivocadas assim que Tennant não é Capra.
0 Comentários