Cinema e festa
Câmera clara 200
Por Luiz Joaquim | 28.04.2010 (quarta-feira)
Não. A festa no título desta Câmera Clara não diz respeito à festa para os olhos que bons filmes proporcionam, mas sim àquela em que uma multidão se reúne para celebrar, beber, sorrir, se divertir. Nesse campo, o Cine-PE, disputado pelos realizadores do País particularmente pela receptividade de seu colossal público a cada sessão, é também o detentor do título do festival mais festivo. Ao menos era. Hoje, um outro festival pararelo, o Sapo Cururu, este ano em sua 6á edição, é o responsável pelo momento “irreverência cinematográfica” no Recife durante o Cine-PE. Que fique claro que o Sapo Cururu não tem nenhum vinculo com o evento da BPE. Organizado pelo cineasta William Jura Cubits, o Cururu surgiu na verdade em contraposição ao Cine-PE. A ideia sempre foi exatamente trazer filmes com estética mais livre que os amarrados pela programação oficial do festival da BPE. Este ano o Sapo Cururu acontece na quarta e quinta-feira no Cine São Luiz (mesmo espaço onde acontece a premiação do 14ø no domingo). No templo da rua da Aurora serão exibidos os curtas “A Descoberta do Mel”, de Joana Limongi, e “Teatro da Alma”, de Deby Brennand; além dos longas “Aitaré da Praia”, clássico do Ciclo do Recife, de Gentil Roiz, e o ótimo doc. “Belair”, de Bruno Safadi e Noa Bressane. Na sexta-feira, o evento transfere-se ao bar Catamarã, onde acontece o show de Fausto Fawcett, afastado da música, mas que retorna especialmente para essa apresentação ao Cururu, e com promessa de um streap-tease loiro. Pupilas de Vinil ensanguentadas ficarão.
——————
DEBATE
Na quarta-feira o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), em parceria com a Faculdade Franssinetti do Recife (Fafire), promove o debate “Pernambuco em Conexão”, com o realizadores Kleber Mendonça Filho (foto), Georgia Alves, e a professora-doutora da UFPE, Ângela Prysthon. Acontece no CCBA, Rua do Sossego, 364. É às 17h e com entrada franca.
————————-
MONSTROS 2
Na quinta-feira, a Disney anunciou a sequência de “Monstros S/A” (2001) e deve ficar pronta para o público em novembro de 2012. O primeiro filme faturou mais de 500 milhões de dólares no mundo. A Disney também pretende dar uma nova versão para os cinemas dos Muppets. Um novo filme na técnica stop-motion feito por Tim Burton também está no catálogo do estúdio.
——————–
DEBATE 2
E na próxima quinta, o editor desta, Câmera Clara, estará participando do 14ø Cine-PE, como debatedor da mesa “Exibição audiovisual”, dentro do seminário “Perspectivas e Cenários para a ‘Indústria audiovisual’ no quadriênio 2011/14 – Formulando proposições para o segmento da produção, distribuição e exibição”. É no Hotel Golden Tulip Recife Palace, com entrada franca.
0 Comentários