X

0 Comentários

Artigos

Natal em maio

Câmera clara 204

Por Luiz Joaquim | 31.05.2010 (segunda-feira)

Há menos de duas semanas, o governo do Estado, pelo braço da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), implantou um sorriso largo no rosto de, no mínimo, 31 cineastas, ao anunciar os 61 projetos aprovados no 3º Edital do Audiovisual. É como se Papai Noel voltasse, em maio, para os diretores de cinema de Pernambuco. A medida vai distribuir R$ 6 milhões entre os selecionados para a concretização (ou para dar partida na realização) de seus trabalho. Dos 61 projetos, duas categorias apontam diretamente para a realização: a de longas (16 premiados) e curtas-metragens (15) em distintos estágios de produção. Contemplando realizadores veteranos e debutantes, o prêmio é o estímulo que dá fôlego ao produtor seguir em frente e encerrar o trabalho, ou dar início, ou simplesmente resolvê-lo com o prêmio recebido aqui. Há uma natural rejeição da instituição governamental por aqueles que não tiveram seus projetos selecionados. Isso não significa, entretanto, que o trabalho da instituição esteja sendo conduzido equivocadamente. É apenas o lamento dos excluídos, que nunca devem se deixar abater por esse tipo de preleção, e seguir adiante com seus projetos. Na verdade, para um observador que está de fora desse processo, a impressão que fica é de um trabalho acertado. A julgar pela felicidade, entusiasmo e, repito, sorriso gigantesco no rosto dos realizadores contemplados. A impressão que se tem é mesmo aquela tão vendida oficialmente pela publicidade da Fundarpe, ou seja, a de que o cinema pernambuco tem nela um combustível potente. O que se espera, temos certeza, é que os realizadores sejam coerentes e talentosos o suficiente para transformar em bons filmes o recurso que receberam para transformar em coisa concreta aquilo que nasceu como um devanêio cinematográfico dentro de sua cabecinha. Ah… seria bom também uma dose de humildade (ou apenas reconhecimento) sempre que lembrassem quem primeiro bancou seu projeto.

—————————————-
ALMODÓVAR
Começa hoje (às 15h) a programação da 3ª Mostra de Extensão da Faculdade Senac, os alunos do curso de Tecnologia em Eventos irão realizar o Cine Almodóvar, com os filmes “Fale com Ela” (hoje), “Ata-me!” (quinta-feira, 18h) e “Tudo Sobre Minha Mãe” (sexta-feira, 18h). O plano é despertar e aprofundar o interesse do público pelo cinema espanhol. A exibição do primeiro acontece no auditório da Faculdade. A dos últimos, no Salão de Eventos P3. A entrada é gratuita. O endereço é avenida Visconde de Suassuna, 500. Boa Vista. Fone (81) 3413.6655.

——————
LOHAN
Já caiu na internet dois posters do filme “Inferno”, em que a atriz Lindsay Lohan interpreta a estrela pornô Linda Lovelace (do filme “Garganta Profunda”, entre outros). As imagens do cartaz, no qual ela aparece á vontade com uma arma na mão, foram feitas por Tyler Shields, fotógrafo amigo de Lohan. Quem assina a produção de “Inferno” é o mesmo de “As Virgem Suicidas”, Chris Hanley.

—————
RESSE THOMAS ANDERSON
Reese Witherspoon pode aparecer no novo filme de Paul Thomas Anderson, baseado na Cientologia. A imprensa norte-americana já fala que, a ela, foi oferecido o papel principal para as filmagens, que devem acontecer no próximo mês. A histórica concentra-se no relacionamento de um homem (Philip Seymour Hoffman) com um alcoólatra (Jeremy Renner). Witherspoon seria a mulher que o personagem de Hoffman engravidou quando era mais jovem. Originalmente os personagens femininos eram pequenos, mas fala-se que este personagem foi “ampliado” para a atriz participar.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade