X

0 Comentários

Reportagens

El Baile de La Victoria

Dia espanhol na Fundaj

Por Luiz Joaquim | 15.06.2010 (terça-feira)

Se na semana passada o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife) teve uma de seus períodos mais agitados, tendo levado 3,5 mil pessoas em função da exibição de uma dezena de filmes franceses no Festival Varilux, hoje a sala do Derby abre seu espaço para falar espanhol. Logo mais, às 19h30, acontece a especialíssima sessão do “El Baile de La Victoria” (Esp., 2009), com a presença de seu diretor, Fernando Trueba, vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 1994 por “Sedução” (Belle Epoque). A exibição de hoje (em DVD), assim como a presença de Trueba, faz parte do projeto “Encontros com Diretores de Cinema Espanhol – Assim se Grava Cinema na Espanha”, promovido pelo Instituto Cervantes.

A produção, à propósito, foi a indicada oficial da Espanha para concorrer ao Oscar 2010. O filme ainda não foi comprado por distribuidores brasileiros, o que torna sessão no cinema ainda mais rara e, possívelmente, a única a acontecer no Recife. A chance da plateia, logo após, poder conversar com Trueba – um dos mais respeitdos cineastas daquele país -, é única.

“El Baile…” é o primeiro filme, também, em que Trueba trabalha com a megaestrela argentina Ricardo Darin, ator de “Nove Rainhas” (2000), “O Filho da Noiva” (2001), “Kamchatcha” (2002), “Clube da Lua” (2004) e “XXY” (2007). Atualmente, Darin está em cartaz no Recife (no Cine Rosa e Silva) com o vencedor do Oscar estrangeiro 2010, “O Segredo dos Seus Olhos”.

Na trama, Darin é o veterano Vergara Grey. Ele e o jovem Angel Santiago (Abel Ayala) são dois presos que acabam de ser beneficiados pela anistia geral ditada pelo presidente do Chile com a chegada da democracia. Enquanto Vergara, que é um famoso arrombador de cofres, sonha em recuperar a sua família e começar do zero, Angel tem por objetivo se vingar do carcereiro da prisão e dar um grande golpe. Eis que surge a bailarina Victoria Cruza (Miranda Bodenhofer) no caminho dos dois, fazendo suas vidas mudar. O enredo é baseado na novela homônima de Antonio Skármeta.

Quando exibiu, em caráter hor-concours, o filme no Festival de San Sebastian (em setembro na Espanha), Trueba respondeu, ao ser questionado pela imprensa sobre a expectativa do público, que só acreditava num teste: o dos 25 anos, ou seja, o do tempo. “Quando as coisas são muito recentes é difícil avaliá-las”, disse.

Na mesma entrevista coletiva, foi questionado se não era estranho que “El Baile de La Victoria”, rodado no Chile, fosse o indicado da Espanha para representar o país pela estatueta dourada de Hollywood. O diretor lembrou que era a hora dos filmes mostrarem sua variedade, além do que, para Trueba, “o cinema não é nacionalista”.

Serviço:
Exibição do filme “El Baile de La Victoria” (127 min)
Cinema da Fundação
Rua Henrique Dias, 609, Derby (Recife)
Entrada franca (sujeito a lotação da sala)
Bilheteria aberta a partir das 19h.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade