O horizonte
Câmera clara 207
Por Luiz Joaquim | 21.06.2010 (segunda-feira)
Relendo Gilles Deleuze, no seu “A Imagem-Tempo” (1985) o autor chama, a partir de Michelangelo Antonioni, a atenção para a percepção do tempo na ótica dos orientais e ocidentais, sugerindo que reflitamos sobre aquele cinema e sobre nosso cinema após essa percepção. Ele diz: “o tempo é o pleno, quer dizer, a forma inalterada preenchida pela mudança. O tempo é a ‘reserva visual dos acontecimentos em sua justeza’. Antonioni falava do ‘horizonte dos acontecimentos’, mas observava que a palavra tem duplo sentido para os ocidentais, horizonte banal do homem, horizonte cosmológico inacessível e que sempre recua. Daí a divisão do cinema ocidental em humanista europeu e ficção científica americana. Ele sugeria que não é assim para os japoneses, que não se interessavam pela ficção científica; é um mesmo horizonte que liga o cósmico e o cotidiano, o durável e o mutante, um só e ao mesmo tempo como forma imutável daquilo que muda. É assim que a natureza se definia, segundo Schrader, como a forma que liga o cotidiano como ‘algo unificado permanente’. Não há necessidade nenhuma de convocar a transcendência. Na banalidade cotidiana, a imagem-ação e mesmo a imagem-movimento tendem a desaparecer em favor de situações óticas puras”.
————————-
SMURFS
Todo mundo lembrou dos Smurfs quando Avatar virou fenômeno de bilheteria. Depois dos alienígenas de James Cameron, em breve estaremos vendo os Smurfs em 3D Digital. A animação está sendo filmada em Nova Iorque e a Sony/Columbia já liberou algumas imagens da produção, como esta foto acima. Crianças crescidas irão adorar relembrar os anos 1980 agora nos cinemas. Mas filme só será lançado em 2011.
—————————-
TERROR
Wes Craven (“A Hora do Pesadelo”, 1984) volta a direção, após cinco anos distante, com o novo “My Soul to Take”. A produção foi convertida para o formato 3D e chegará aos cinemas brasileiros no dia 14 de janeiro de 2011. No filme, um serial killer retorna a sua cidade natal para matar sete crianças nascidas no mesmo dia, há 16 anos.
——————————
CURTA CINEMA RIO
Já estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2010. O regulamento e ficha de inscrição para a Competição Nacional estão disponíveis em (www.shortfilmdepot.com). Inscrições nacionais vão até 30 de julho de 2010. Pode-se inscrever filmes realizados em 35mm, 16mm e mídias digitais. Em 2010, ano de sua 20ª edição, o festival acontecerá de 28 de outubro a 7 de novembro.
0 Comentários