400 filmes
Câmera clara 211
Por Luiz Joaquim | 19.07.2010 (segunda-feira)
“O Brasil produzirá 400 filmes em 69”, diz o título da matéria de Celso Marconi na ediçao de 2 de novembro de 1968, resgatada pelo seu livro “Obra jornalística de Celso Marconi – Cinema Brasileiro, Volume 1 (Edições Bagaço, 2000). O número, para os dias de hoje, parece uma fantasia, considerando que a atual quantidade média de produções hoje no país fica entre 60 e 70 por ano (no auge da catástrofe, chegou a não ultrapassar de cinco filmes nos anos Collor). A informação sobre 1969, diz Marconi, era oficial. Veio de Enéas Álvares, inspetor no Recife do já extinto Instituto Nacional de Cinema (INC). Marconi observa que “o inspetor se referiu como cogumelagem (!?) de produtoras no Recife, já existindo nove registradas no Instituto. De qualquer modo considera ele que isso é uma prova de que o cinema nordestino está criando bases, material para surgir”. Marconi lembra ainda que “a Cinearte, através da interferência do brigradeiro Ruy Presser Bello, havia conseguido um grande terreno em Gravatá doado pela prefeitura daquela cidade, para instalação de estúdios. Outra também que já conseguiu local para instalação de estúdios é a Nacional Filmes, no prédio do antigo cinema Olinda-Carmo”. Que pena que a história não se concretizou sobre esses dois planos do passado. O presente talvez fosse outro. Para ler hoje, Celso Marconi, aos 80 anos, é só acessar seu blog (http://celsomarconi.blog.uol.com.br/)
—————————–
MERCADO
Um pesquisa feita pelo informativo Filme B mostra que Pernambuco está na 9á posição no ranking por renda. Neste primeiro semestre de 2010, o número foi de 1,96 milhão de espectadores, contra os 21,27 milhões de espectadores que foram aos cinemas no estado de São Paulo (1° lugar) no mesmo período. Será que esta é mais uma razão pela qual os bons filmes demoram a chegar por aqui, ou será que demoram a chegar por aqui por esta razão? Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
————————————————————
OSCAR 2011
A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood anunciou mudanças para as categorias efeitos visuais e animação para longa-metragem em sua edição 2011. Para o primeiro caso, os indicados aumentam para cinco cocorrentes ao invés do habitual número de três. Para as animações, a duração mínima para concorrer desce de 70 para 40 minutos.
—————————————————————–
SEMANA DOS REALIZADORES
Já informamos nesta “Câmera Clara” das inscrições para a 2á “Semana dos Realizadores”, que acontece no Rio de Janeiro entre 9 e 16 de setembro. Agora o blog da mostra (http://semanadosrealizadores.blogspot.com/) anuncia uma parceria com três festivais internacionais – o Festival de Cinema Luso Brasileiro Santa Maria da Feira (Portugal), CapeWinellands FilmFestival (Áfríca do Sul), e Black Night Films Festival (Estônia). A partir do contato com os diretores destes festivais, a “Semana” propôs que eles incorporassem à sua seleção pelo menos um dos títulos que compõem o evento brasileiro. O título a ser incorporado será escolhido de forma independente pela curadoria de cada um deles, sendo as suas escolhas anunciadas na noite de encerramento do “Semana”.
0 Comentários