aula online
Câmera clara 225
Por Luiz Joaquim | 29.11.2010 (segunda-feira)
Figura respeitada e querida aqui pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o cineasta homenageado Carlos Reichenbach está divulgando uma nova experiência que irá vivenciar em sua carreira. Vai proferir um simpósio online no próximo sábado ao lado dos críticos Inácio Araújo e Bruno de Andre. Com o tema “A História do Cinema – Um Panorama Geral”, o trio irá discutir desde os primeiros passos dos Irmãos Lumiere até o cinema moderno e uma “Prospeção do Futuro”. O simpósio acontece entre as 9h e 17h e será transmitido em tempo real. Cada palestra será seguida por uma conversa entre debatedores, aberta para perguntas aos internautas. Haverá intervalos regulares entre cada tema para que os inscritos possam acompanhar na íntegra todas as palestras. A agenda da programação está montada assim: 9h, De Lumière à Intolerância; 10h35, debate; 11h10, De Eisenstein a Metrópolis; 11h35, debate; 13h10, Do sonoro ao cinema de estúdio; 13h35, debate; 14h, A segunda guerra e suas sequelas; 14h25, debate; 15h10, Brasil e outras cinematografias; 15h35, debate; 16h, Cinema moderno e prospecção do futuro; 16h25, debate. O valor o investimento para participar do evento virtual é de R$ 99,00. As inscrições podem ser feitas no site (www.sabertvaovivo.com.br). A iniciativa é do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieesp) em parceria com a Saber TV. Outras informações por kt@sabertv.net, ou pelo fone (11) 5583-5533
————–
Ensinamento
Em entrevista coletiva aqui em Brasília, Carlos Reichenbach lembrou de um conselho que um de seus produtores nos anos 1970, o lendário Antônio Pólo Galante, dizia. Ele falava: “Carlão, quem tem que se mexer é o filme, e não o espectador na poltrona”. Grande lição.
——————-
TVs da América Latina
Entre 6 e 8 de dezembro acontecem as palestras e seminários do Encontro de TVs Públicas e Culturais da América Latina. Para participar é preciso inscrever-se pelo site da Televisão América Latina (http://www.tal.tv/etal). A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. O evento terá mais de 100 convidados internacionais, entre gestores, produtores independentes e representantes de 50 emissoras de 24 países. O objetivo é discutir os caminhos para uma programação de qualidade na TV pública da região, buscando novos modelos de cooperação e financiamento da produção de conteúdos audiovisuais. Além dos debates e seminários, no hotel Recife Palace, haverá a mostra de documentários “Os Latino-Americanos”, no Cinema da Fundação, e o lançamento da série “De Virada”, uma co-produção da TAL com o Ministério da Cultura.
—————-
Babenco
Chega hoje às lojas a Coleção Hector Babenco, com preço sugerido de R$ 229,00. A caixa vem com oito DVDs, com os filmes: “O Rei da Noite” (1975), “Lucio Flávio, o Passageiro da Agonia” (1977), “Pixote, A Lei do Mais Fraco” (1980), “O Beijo da Mulher Aranha” (1985), “Brincando nos Campos do Senhor” (1991), “Coração Iluminado” (1996), “Carandiru” (2003), “O Passado” (2007). O próprio Babenco cuidou do restauro e da remasterização dos títulos mais antigos. Pixote, A Lei do mais Fraco e O Beijo da Mulher Aranha foram restaurados digitalmente quadro a quadro em Los Angeles, tendo o som remasterizado passando para Dolby Digital. Já O Rei da Noite e Lucio Flávio, o Passageiro da Agonia foram enviados para a Deluxe, no Canadá, onde passaram pelo processo de Digital Wash (limpeza digital da imagem).
—————–
Cariry
O cineasta Rosemberg Cariry está em Brasília, entre outros motivos acompanhando a filha Bárbara, de uma novíssima geração do cinema cearense. Ela apresenta seu segundo curta-metragem, “O Silêncio do Mundo”, na mostra digital do Festival. Rosemberg terminou de rodar um novo longa e, em conversa informal com a Folha, disse ter feito nele uma brincadeira com o cinema pernambucano, o qual admira, mas resolveu excluir para não dar margen e interpretações dúbias.
0 Comentários