Nasce a ABRACCINE
Câmera clara 226
Por Luiz Joaquim | 06.12.2010 (segunda-feira)
O 43o. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, encerrado terça-feira passada, serviu de base para o encontro de críticos de todo País e, com isso, para a formação de um projeto antigo da categoria, que se traduz na criação de uma associação nacional de críticos de cinema. Após três reuniões pontuais em Brasília, ficou definida a criação da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE). As primeiras conversas nesse sentido aconteceram nos festivais de cinema de Paulínia (julho) e Gramado (agosto). Desta vez, na Capital Federal, foi definido o perfil associativo da entidade, que filiará críticos de cinema de todo o País, e contará com o apoio operacional das associações e núcleos organizados em cada região. A partir da criação da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do RS), e com a já existente ACC-RJ (Associação dos Críticos de Cinema do RJ), críticos de outros estados, como São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Pará, vêm se organizando e discutindo a criação de uma entidade nacional que os represente. Para Pernambuco, a Abraccine definiu este profissional, que aqui escreve, como o responsável para a formação do “Núcleo Pernambuco”, que representará os críticos da região perante a nova Associação Nacional. A atuação junto aos festivais para a organização dos júris da crítica, as cabines, a relação com as distribuidoras e os exibidores, as curadorias e mesmo o esclarecimento de quem pode ou não exercer a atividade de crítico, são itens da pauta de criação da nova entidade. Uma comissão formada pelos críticos Neusa Barbosa (SP), Fernando Segtowick (PA), Ivonete Pinto (RS), Daniel Schenker (RJ), João Nunes (SP/Campinas), Marcelo Miranda (MG) e Annalice de Lima (PR), trabalhará a partir de março na proposta de estatutos e organizará a assembleia geral para a eleição da primeira diretoria, que acontecerá durante o próximo festival de Cinema de Paulínia. Conforme Roger Lerina, presidente da ACCIRS, Paulínia ofereceu-se para ser a sede da ABRACCINE, contribuindo com a estrutura necessária para as reuniões. Já manifestaram apoio à criação da nova entidade o Fórum dos Festivais e a Fipresci (International Federation of Film Critics), esta, existente desde 1925.
————————
7º EsquemaNovo
Até 17 de janeiro você pode inscrever seu filme (digital ou 35mm) no bacana e inovador CineEsquemaNovo 2011: Festival de Cinema de Porto Alegre. É sua sétima edição e acontecerá entre 23 e 30 de abril, mantendo a proposta de incentivo à criatividade e à autoria na produção audiovisual independente contemporânea. A novidade é que agora haverá premiação em dinheiro. O regulamento e a ficha de inscrição estão em (www.cineesquemanovo.org).
—————————–
Cineclubes
De hoje a domingo, Pernambuco sedia a 28ª Jornada Internacional de Cineclubes e a 3ª Conferência Mundial de Cineclubismo, com sede no Centro Cultura dos Correios (av. Marquês de Olinda, 262). O evento reune pessoas de mais de 50 países e de todos os estados do Brasil. Terá também a presença de diversos realizadores como o iraniano Kamran Shirdel e o italiano Roberto Orazi. Dentro da programação, a partir das 19h de hoje, acontece uma mostra de filmes estrangeiros com sessões também na quarta e quinta-feira. Outras informações
—————————-
Doc latinoamericano
A Televisão América Latina (TAL) montou a série Os Latino-americanos, uma mostra de dez documentários sobre a nacionalidade da região que serão exibidos de hoje até sexta-feira, iniciando sempre às 19h30, na Sala João Cardoso, com entrada franca, na Fundação Joaquim Nabuco (rua Henrique Dias, 609, derby, mesmo andar do cinema). Cada documentário, com cerca de 50 minutos de duração, investiga a identidade de uma nação através do olhar particular de um jovem diretor em seu país. A mostra faz parte do Encontro de TVs Públicas e Culturais da América Latina, abrindo hoje no Recife Palace. Mais detalhes em (www.tal.tv).
0 Comentários