Severino, com voz e relevo
Filme estreia na Expectativa da Fundaj (Recife)
Por Luiz Joaquim | 13.12.2010 (segunda-feira)
Hoje, às 20h30, a mostra Expectativa 2011 / Retrospectiva 2010 do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) abre sua porta para o lançamento de um produto da casa: a animação, na técnica digital 3D, “Morte e Vida Severina”. Com 52 minutos de duração (de olho no mercado televisivo), o trabalho tem direção de Afonso Pena, sob produção da empresa Ozi, e usa como base os traços feitos pelo cartunista Miguel Falcão em 2005, que resultou no quadrinho de capa dura publicado pela própria Fundaj. O resultado da animação, assim como no livro, é a elegância; como não podia deixar de ser, se quisesse ser justa com a beleza e perfeição criada nos poemas de João Cabral de Melo Neto há 54 anos.
Com voz do ator Gero Camilo dando vida ao protagonista Severino, a animação dá relevo às ambiências nascidas pelo nanquim de Miguel, sendo esse cenário e seus personagens resultados de um forte contraste, alternando o preto contra o branco, e vice-versa. O peregrino Severino, que segue pelo sertão até a capital Recife, também interage em forma e volume, às vezes tornando-se ele próprio esta paisagem árida. O tom é sombrio, em perfeita comunhão com o drama mundialmente eternizado por João Cabral.
Não é um desenho infantil. Mais importante que isso, é o fato desse produto tornar atraente e acessível (mantendo a elegância, repito) a obra prima do bardo pernambucano, uma vez que o texto narrado por Camilo é o original da poesia. Ou seja, agora, por uma nova mídia, o texto vai atingir pessoas que nunca tiveram contato com João Cabral.
Érico Monnerat, produtor da TV Escola (na qual será exibida a animação) lembra ainda que “em todas as adaptações de ‘Morte e Vida Severina’, seja no cinema, no teatro, na televisão, e agora no quadrinho e na animação, o tom crítico e a força do texto, da escrita de João Cabral, é mantida”. Já a diretora de cultura da Fundaj, Isabela Cribari, adianta que pretende inscrever o filme em festivais. “Ainda neste mês de dezembro, ele deve concorrer no Festival de Chicago (EUA). É um trabalho inédito no Recife e na Fundação Joaquim Nabuco, um grande trabalho no qual depositamos muitas expectativas”, concluiu Cribari.
As escolas que queiram exibi-lo também podem fazê-lo. Já está pronto um DVD com o filme e seu ‘making of’. Haverá, também, a reedição da publicação em quadrinhos, um brinde do DVD, que estará à venda ao preço de R$ 10. Outras informações com a Massangana Multimídia Produção pelo fone (81) 3073-6694. A sessão de hoje, no Cinema da Fundação tem entrada franca.
0 Comentários