Cine Olympia
Câmera clara
Por Luiz Joaquim | 03.01.2011 (segunda-feira)
Há um novo projeto cinematográfico em curso no Recife. O jovem jornalista Josias Teófilo procura informações e fotos do cinema Olympia e do bairro do Arruda entre os anos de 1955 e 1972. O objetivo e reunir o máximo de dados possíveis para compor o curta-metragem que irá resgatar a memória da sala de quase mil lugares que reinou naquela região dentro daquele período. Josias, que é neto do criador do cinema – Pedro Teófilo Batista (1929-1989) – deverá fazer com seu documentário um laço imagético e emotivo sobre a história do espaço com a história de sua família uma vez que foi lá que Pedro Teófilo conheceu sua esposa, Maria do Socorro Araújo, e deles descenderam, até hoje, 17 pessoas, estando entre eles o próprio Josias. O realizador lembra que o “hoje desconhecido Cinema Olympia foi um dos mais interessantes e curiosos cinemas de bairro do Recife. O espaço projetou clássicos como ‘Cleópatra’, com Elizabeth Taylor, e ‘Os Pássaros’, de Hitchcock”. À época, o prédio do Olympia ainda dispunha de um jardim com pavões, pássaros, macacos e até um aquário. “Acontecia, inclusive, de alguns desses animais entrarem no cinema durante a sessão”, registra o jornalista. Para produzir o filme, Josias quer ouvir outros depoimentos, e encontar informações e fotos do cinema e do bairro do Arruda daquela época. Sobre Pedro Teófilo, há muito o que falar, e Josias deverá fazer isso num outro projeto que prevê um livro sobre esse homem que também fez filmes, dirigiu o departamento de filmagens da TV Gazeta de Maceió e da TV Jornal do Commercio. Para contactar Josias, é só telefonar para (81) 9197-3083 ou enviar e-mail para (josiasteofilo@gmail.com).
————————
3D
Em 2011, teremos 13 filmes em 3D Digital nos cinemas a mais que os 22 exibidos em 2010. Poderá haver até um ‘engarrafamento’ na programação das salas dos multiplex. Mesmo com a expanção das salas com projetores digitais, a média de 2 filmes por mês poderá complicador os programadores. Entre alguns títulos apontados, veremos “Kung Fu Panda 2”, “Lanterna Verde”, “Carros 2”, “Capitão América”, entre outros.
——————
Rio
A animação da Fox, “Rio”, dirigido pelo brasilero Carlos Saldanha, terá sua estreia mundial no Brasil dia 8 de abril. Isso porque o estúdio mudou a data de 5 para 15 de abril para a estreia nos EUA. A estratégia tem a ver com outra mudança de calendário, da Warner. Esta, decidiu adiar o lançamento de “O Amor é Cego, Surdo e Louco”, coméia com Steve Carrell, de 22 de abril para 29 de julho.
——————-
Barcelona
A Casa de América e Fundación Carolina abriram inscrições para o 9ª Curso de Desenvolvimento de Projeto Cinematográficos Iberoamericanos. Podem participar roteiristas, produtores ou diretores que tenham realizado pelo menos um curta-metragem e, no máximo, dois longas-metragens. O curso será realizado em Madrid, Espanha, entre 3 de outubro e 18 de novembro. Outras informações em (http://gestion.fundacioncarolina.es/)
0 Comentários