Comunicações
Câmera clara
Por Luiz Joaquim | 17.01.2011 (segunda-feira)
Dizem que escrever é fácil. Basta iniciar com uma letra maiúscula e terminar com um ponto final. De fato é. Fácil não é comunicar. E isso se aplica ao cinema também, já que é uma arte que se apropria de uma linguagem para dialogar conosco infinitas vezes. Uma vez que a comunicação se concretiza apenas quando o interlocutor (espectador) recebe a mensagem do falante (filme), o comunicar torna-se algo impalpável, fora do controle do falante. Isso pode gerar desastres; e esses desastres podem estar vinculados ao falante ou ao interlocutor (ou ainda aos dois). No primeiro caso, temos um filme e um discurso toscos diante de um espectador erudito; no segundo, temos um belo filme diante de beócio na cadeira do cinema. Há três anos, aqui mesmo nesta Câmera Clara, escrevemos sobre o ato de chorar vendo um filme. Escrevemos assim, entre outras coisas: “Não deve existir aquele que nunca tenha se emocionado vertendo uma lágrima numa sala escura de cinema. Digo assim, categórico, porque o embrulho de sensações que vai gerar o choro nada mais é que a soma de situações sugeridas no filme batendo de frente com as próprias experiências pessoais do espectador”. A mesma lógica de responsabilizar o “embrulho de sensações” servindo de espelho para suas reações serve para explicar a compreensão equivocada de um discurso, em princípio claro e limpo, do falante (filme) para um beócio (espectador). Não duvide que, num filme qualquer em que se mostra uma cena com alguém oferecendo uma flor a outra pessoa, isso possa ser entendida como uma ofensa bélica por certos espectadores.
—————–
Cambridge
Você estudante, ainda tem tempo (até domingo, 23/01) de enviar sua produção audiovisual para concorrer a uma vaga no Watersprite, festival internacional de cinema estudantil, que ocorre na universidade de Cambridge, Inglaterra. O objetivo do evento é celebrar os melhores filmes feitos por estudantes no mundo inteiro, criando vínculos entre realizadores através de numerosas palestras e oficinas. Acontece entre 11 e 13 de março. Mais infos no site ( http://watersprite.org.uk ).
————–
Cinema 6D
Enquanto os multiplex se esbaldam com a tecnologia 3D – Digital, o Shopping Tacaruna aproveita e promove a brincadeira do Cinema 6D. Lá está instalada uma cabine na Praça de Eventos durante todo janeiro. No espaço, podem ser vistos seis curtas em 3D polarizado com cinco minutos de duração e que provocam sensações de aromas, vento no rosto, jatos d´água e movimentação de poltronas. “Trem Fantasma”, “Fábrica de Chocolate”, “Mundo Submarino”, “Guerra nas Estrelas”, “Ilha dos Dinossauros” e “Mina de Ouro” são os filmes em cartaz.
——————–
Top Gun 2
Está previsto para 2013 a estreia de “Top Gun 2”. Pouco se sabe sobre esta sequência do filme que alavancou ao sucesso a carreira do diretor Tony Scott e do ator Tom Cruise. O que é certo é que os dois estarão no projeto, exatamente nas mesmas funções de atuaram em “Ases Indomáveis”, de 1986.
0 Comentários