O encanto da impresição
Câmera clara 231
Por Luiz Joaquim | 24.01.2011 (segunda-feira)
O assunto chega um pouco atrasado aqui na coluna, afinal estamos na quarta semana do ano. A referência que fazemos é às infinitas e intermináveis listas dos melhores filmes (ou de qualquer outra expressão artística) que nos sufocam sempre ao final ou início de um ano. Sentir prazer por criar, voluntariaente, estas listas de “melhores do ano” é, na verdade, um grande exercício de vaidade e, por consequência, de injustiças. Elas tornam-se na expressão concreta – às vezes em dez títulos de filmes, às vezes em cinco, 50 ou 100 -, do desejo de seu autor em sintetizar o tal ano cinematográfico no que ele acredita. É provável que tenhamos um resultado interessante sempre que formos responder a pergunta “a que servem as listas?”. A um jornalista setorista de cinema não é incomum lhe ser solicitado, por amigos ou por parceiros profissionais, a relação dos “dez mais do ano”, ou algo do tipo. No nosso caso, descrente da importância dessa brincadeira, é sempre um martírio hierarquizar filmes e, ao final, uma lista nossa nunca sai igual a outra (mesmo que se refira ao mesmo período). Na verdade, nunca uma lista dos melhores do ano de uma pessoa será igual a lista de outra. Talvez esta impresição é que encante tantas pessoas e as faça querer expor sua opinião supostamente valiosa.
—————————–
Festival do Rio 2011
Mudança radical para o maior evento da América Latina de cinema. Festival do Rio, este ano, muda seu período de realização em função do Rock in Rio (23set. a 02.out.). De forma tradicional, o festival de cinema carioca acontece no final de setembro. Para evitar conflito com o show de rock, em 2011 o Festival vai de 6 a 18 de outubro. A mudança pode causar conflito com a Mostra de SP, esta sim, tradicionalmente na segunda quinzena de outubro.
—————————-
GSR/Fox beneficente
Sábado passado, no Rio de Janeiro, o Grupo Severiano Ribeiro organizou com a Fox seis sessões extras do filme “As Viagem de Gulliver”. Nelas, a renda da bilheteria e da bomboniere foram revertidas para as vítimas das enchentes na Guanabara. Que bom teria sido se iniciativa semelhante houvesse acontecido há sete meses aqui em Pernambuco, quando 20 pessoas morreram e quase dez mil ficaram desabrigadas na tragédia que abateu Palmares e outros 60 municípios do Estado.
—————–
Cine-PE
Últimos dias para inscrever seu trabalho audiovisual no Cine-PE: Festival do Audiovisual, que este ano comemora sua 15ª edição. A Bertini Produções e Eventos (BPE) recebe as inscrições até a próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro. Para realizá-la, basta acessar o site www.cine-pe.com.br. Os resultados das seleções serão divulgados na primeira quinzena de março. Os longas metragens, na segunda quinzena do mesmo mês.
0 Comentários