Pensando 2011
Ano de novos super-heróis
Por Luiz Joaquim | 17.01.2011 (segunda-feira)
Por ser um mercado megamilionário que envolve centenas de intermediários, o meio cinematográfico mundial o obriga a definir sua agenda de lançamentos às vezes com antecedência de dois ou mais anos. Sendo assim, é possível desde já, comentar alguns dos principais títulos que farão barulho na mídia e nas salas de exibição em 2011.
Como é habitual, janeiro e fevereiro têm seus dias reservados para filmes de férias e no segundo e terceiro mês do ano os exibidores jogam o foco sobre os concorrentes ao Oscar, que este ano acontece dia 27 de fevereiro. Assim sendo, já já estréia o novo filme de Alejandro González Inárritu (“Babel”), “Biutiful” com Javier Bardem como um personagem que consegue pressentir a morte, e a refilmagem do faroeste “Bravura Indômita” (11/02), feita pelos irmãos Coen, com Jeff Bridges, Matt Damon e Josh Brolin. O filme, inclusive, está apontado para abrir o Festival de Berlim, próximo dia 10.
Antes (04/02), entra em cartaz o campeão de indicações ao Oscar 2011, “O Discurso do Rei”, com Colin Firth como um rei que é considerado incapaz de governar por ser gago. Uma semana depois, veremos “Cisne Negro”, de Darren Aronofsky, que volta à atmosfera sombria de seu “Réquiem para um Sonho” neste terror psicológico. Nele, Natalie Portman (principal candidata ao Oscar) interpreta uma bailarina de Nova York escalada para estrelar uma montagem de “O Lago dos Cisnes” e, ao mesmo tempo, começa a dar vazão ao sombrio Cisne Negro.
Antes (28/01), um outro título que pode formar filas grandes nos cinemas é “Um Lugar Qualquer”, que deu a Sofia Coppola o Leão de Ouro no Festival de Veneza. Na mesma data, estreia o competente “Malu de Bicicleta”, baseado no romance de Marcelo Rubens Paiva, com Fernanda Freitas e Marcello Serrado, sob direção sóbria de Flávio Tambellini.
Já em 18 de fevereiro estará nos cinema “127 Horas”, de Danny Boyle (o mesmo de “Quem Quer Ser um Milionário?”). O filme já está sendo divulgado como uma “obra prima” (sic) e registra a história real dos cinco dias (127 horas) em que o montanhista Aron Ralston (James Franco) ficou a espera de resgate com um braço preso num cânion. No mesmo dia, outra estreia imperdível é “Rabbit Hole”, com Nicole Kidman e Aaron Eckart como um casal amargurado pela perda do filho. A direção é de John Cameron Mitchell, dos ótimos “Shortbus” e de “Hedwig – Rock, Amor e Traição”.
Como aposta de arrasa-quarteirão, o primeiro a se apresentar em 2011 é a adaptação dos quadrinhos “O Besouro Verde”, pela mão do inventivo Michel Gondry (“Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”), também dia 18 de fevereiro. Já os marmanjos não vêem a hora de descobri Débora Secco encarnando (é o verbo certo) “Bruna Surfistinha: O Doce Veneno do Escorpião”, história da menina de classe média carioca que decidiu ganhar a vida como garota de programa e fazendo filmes pornôs.
Em março, os brasileiros invadem os cinemas. Dia 4 tem o infantil “Uma Professora Muito Maluquinha”, com Chico Anysio, e tem também o musical “Raul Seixas – O Início, o Fim e o Meio”, documentário de Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel. Uma semana depois, estreia a comédia “Família Vende Tudo”, de Alain Fresnot, com Luana Piovani e Lima Duarte; e dia 25, o documentário “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso”, com Wagner Moura vivendo o trapaceiro Juliano de Souza, aquele que no carnaval pernambucano se apresentou como filho do dono da companhia aérea Gol.
Outros destaques no dia 04 de março são “Lope”, co-produção Brasil-Espanha com direção de Andrucha Waddington, e o excelente dinamarquês “Em um Mundo Melhor”, de Susanne Bier. Pra fechar o mês (25), as adolescentes vão enlouquecer com o documentário em 3D “Justin Bieber: Never Say Nevee”, com Miley Cyrus de “Hannah Montana”.
4 de abril, teremos “Rio”, animação 3D-digital do brasileiro Carlos Saldanha (responsável por “A Era do Gelo”), e o barra pesada nacional “Amor?”, no qual João Jardim convidou atores com Júlia Lemmertz, Ângelo Antônio e Eduardo Moscovis para representar depoimentos reais sobre relacionamentos violentos.
Para maio, conheceremos Keneth Branagh como diretor de um clássico dos quadrinhos: “Thor”, vivido por Chris Hemsworth, atuando ao lado de Natalie Portman, Anthony Hopkins, Stellan Skarsgard e Rene Russo. Dia 13, o esperto Daniel Filho aproveita o sucesso da TV e lançar “Roque Santeiro: O Filme”, com Lazaro Ramos, Antônio Fagundes e Fernanda Torres. O mês fecha com “Piratas do Caribe 4”.
Em 24 de junho, as bilheterias devem pegar fogo com o lançamento de “Lanterna Verde”, a partir de outro herói dos quadrinhos. Quem o encarna é Ryan Reynalds, e quem dirigem é Martin Campbell. No mês seguinte, os exibidores continuam com um sorriso largo, particularmente pela estreias da segunda parte de “Harry Porter e As Relíquias da Morte” (dia 15) e com mais um super-herói: “Capitão América” (dia 29), pela pele de Chris Evans. Ainda no elenco, Samuel L. Jackson, Hugo Weaving, Stanley Tucci e Tommy Lee Jones.
Para agosto teremos as sequências “Premonição 5” e “Piranhas 3D 2”. A melhor pedida do mês deve ser mesmo “War House”, onde Steven Spielberg adapta o livro infantil homônimo publicado em 1982 por Michael Morpurgo. Conta a história de amizade entre um rapaz e um cavalo durante a 1ª Guerra Mundial.
Em Setembro uma ficção científica deve dar o que falar. De J. J. Abrams (do novo “Jornada nas Estrelas”), o filme “Super 8”, volta a 1979 e envolve a famosa área 51 no deserto de Nevada, EUA, e apresenta um grupo de garoto que filma algo inacreditável com uma câmera Super-8. Já no dia 16, uma bomba com nome “Inferno” explodira. No filme, Lindsay Lohan seria Linda Lovelace, a estrela pornô do filme “Garganta Profunda” (1972), que chocou a todos ao contar a história de uma mulher que tinha o clitóris na garganta e que só conseguia sentir prazer com sexo oral. Mas agora a protagonista será vivida pela atriz Malin Akerman (de “Watchmen”, 2009).
REPETECO
Refilmagens e continuações no segundo semestre
E você lembra de “Footloose”, clássico dançante de 1984 que lançou Kevin Bacon. Dia 14 de outubro teremos a estréia da refilmagem com Kenny Wormald no papel de Bacon. Além de três sequências: “Deu a Louca na Chapeuzinho 2” (07/10); “Atividade Paranormal 3” (21/10) e “Triple X 3” (28/10). Dia 4 de novembro, mais uma refilmagem: o divertido “A Hora do Espanto” (1985), com Colin Farrel no lugar do original Chris Sarandon.
Em 2011, Shrek sai de cena e abre espaço para o Gato de Botas, que ganha um filme só para ele, com estréia também 04/11. Também haverá “Crepúsculo: Amanhecer” (18/11) e “Happy Feet 2” (25/11). Mas imperdível mesmo será o novo trabalho de David Cronenberg, “A Dangerous Method” (25), com Viggo Mortensen vivendo Freud e Michael Fassbinder interpretando Jung. No filme, os dois disputam a amor da paciente Sabina (Keira Knightley).
Dezembro abre com um filme sobre a banda Restart (02), mas deve ser abafado com a estreia no mesmo dia de “O Hobbit”. Assim como “O Gato de Botas”, este é derivado de um outro sucesso de bilheteria, vem de “O Senhor dos Anéis”. A direção é do mesmo Peter Jackson. Temos também três sequências esperadas: “X-Man: Wolverine 2” ; “Sherlock Holmes 2” (ambos dia 16/12); e “Missão Impossível 4” (30/12).
Lançamentos poderosos a parte, o contraponto será a comédia “LOL: Laughing Out and Loud” (23), de Lisa Azuelos. Aqui o universo é o dos adolescentes nas redes sociais; eles navegam entre os namoros e amizades no colégio, enquanto lidam com a dificuldade de manter uma comunicação saudável com os pais.
0 Comentários