3º Vitanima (2011) – Recife
70 maneiras de animar sua visão
Por Luiz Joaquim | 17.03.2011 (quinta-feira)
De hoje até domingo, em cartaz no Centro Cultura dos Correios, o Recife terá a oportunidade de conhecer, pela primeira vez, a Mostra Livre de Animação Contemporânea (Vitanima), uma iniciativa da carioca Le Toon Filmes, com pesquisa e curadoria feitas pela designer e produtora pernambucana (radicada no Rio de Janeiro) Ilana Braia, com Bruno Maron, ilustrador, animador e cartunista.
Em sua terceira edição (as duas primeiras aconteceram no Rio de Janeiro), a mostra reúne mais de 70 filmes, entre longas e curtas-metragens de animação brasileira e estrangeira. De Pernambuco, constam na programação “O Jumento Santo e A Cidade que Se Acabou Antes de Começar” (sábado, 19h), de Leo D. e William Paiva, além do ótimo “Voltage” (hoje, 18h), também de Paiva com Fillippe Lyra.
Mas o Vitanima tem muito mais a oferecer do ponto de vista da diversidade de sua grade de filmes. O quadro oferece uma vasta possibilidade para poder conhecer as diversas formas de composições da animação contemporânea.
Falando em modernidade, um dos módulos imperdíveis é a coletânea “Avoid Eye Contact” (sexta-feira, 19h), com 12 títulos do grupo novaiorquino homônimo que surgiu em 2003 a partir da reunião de 11 animadores independentes. Outro destaque estrangeiro diz respeito ao módulo dedicado a seis filmes da animadora Signe Baumane (sábado, 17h). De origem Letônia, Baumane vive em Nova Iorque e é uma das integrantes do “Avoid Eye Contact”.
Da Alemanha, vale a pena ver (domingo, 19h) o programa com dez curtas da Escola Superior de Cinema e Televisão Konrad Wolf, assim como o módulo com cinco filmes do russo Igor Koyalyov, fechando a noite de sábado, a partir das 20h. Conhecido por usar fortes contrastes de luzes e sombras, é possível perceber em seu trabalho uma herança do expressionismo. Atenção para os filmes “Milch”, e o kafkaniano “Preguiça”.
Outro títulos brasileiros estão espalhados pelos módulos “Panorama”, distribuídos de sexta-feira a domingo. Atenção para os paulistas “Black Thin King”, “Uh, uh, uh, La, lala, Iê, Iê” e o videoclipe “Bonequinha do Papai”.
O Vitanima também abre espaço para a molecada, com três programas infantis (sábado e domingo) alem do longa para as crianças “Garoto Cósmico” (foto) , de Alê Abreu (15h30, sábado). E ainda, claro, de abrir um espaço para um bate-papo com o animador carioca Marcelo Marão, do premiado “Eu Queria Ser um Monstro” (em exibição na sessão infantil do sábado, às 14h30).
E para quem tem mais de 14 anos e se interessa em artes visuais é possível participar da oficina gratuita de animação (25 vagas) ministradas pelos pernambucanos Raoni Assis e Paulo Leonardo Fialho, que acontece de amanhã a sábado com carga horária de nove horas. Mais informações e programação completa no blog (http://mostranimacao.blogspot.com/).
PROGRAMAÇÃO de abertura, hoje
19h – Abertura
Caixa (Brasil)
Lavatory Love Story (Russia)
The Deep (EUA)
O Anão que virou Gigante (Brasil)
Tauros (2D – Alemanha)
Menina da Chuva (Brasil)
Fetch (EUA)
Smoke (2D – Alemanha)
Perfeito (Brasil)
Carnival of Animals (Alemanha)
0 Comentários