X

0 Comentários

Festivais

15º Cine-PE (2011) – homenageado

Cine-PE homenageia Pelé

Por Luiz Joaquim | 06.04.2011 (quarta-feira)

A 15ª edição do Cine PE confirmou hoje que o homenageado deste ano será o ex-jogador Pelé. O interesse inicial do festival era festejar o cineasta José Padilha, mas por causa de incompatibilidade de agenda (o diretor de “Tropa de Elite” está envolvido na produção do seu novo longa-metragem, “Robocop”, sua estreia em Hollywood), a produção do evento teve que buscar outra personalidade. O Rei do Futebol estará presente no Cine Teatro Guararapes para abertura do festival, no dia 30 deste mês, quando será exibido um documentário do cineasta Evaldo Mocarzel sobre Pelé, uma parceria entre o Cine PE e o Canal Brasil. Na ocasião, também será homenageado o ator Wagner Moura.

A produção narra a estreita relação de Pelé com o cinema, listando filmes pouco conhecidos que o ex-atleta participou. “Queria convidar Pelé desde a 10ª edição do Cine PE”, destaca Alfredo Bertini, organizador do festival. “Primeiro porque ele é um mito mundial, um homem que representa uma força grande no esporte e na cultura. Segundo porque ele tem uma filmografia razoável, que é importante ser lembrada”, ressalta Bertini.

A versão que será exibida na estreia do Cine PE terá cerca de 40 minutos, um desdobramento do programa “Retratos Brasileiros”, uma série de documentários feitos pelo Canal Brasil. A emissora também vai exibir o filme, na semana do Cine PE, em versão reduzida de 25 minutos. Bertini adianta que, no filme, Pelé quase não fala de futebol, focando mais no cinema, na cultura e na música. “O filme está na fase final da montagem, espero ver o primeiro corte no Rio de Janeiro, na próxima semana”, comenta o produtor.

Entre os filmes que Pelé atuou, é possível destacar “Fuga para a Vitória” (1981), de John Huston (no qual contracena com atores reconhecidos, como Michael Caine, Sylvester Stallone e Max von Sydow), “Pedro Mico” (1985), de Ipojuca Pontes, “Os Trombadinhas” (1979), de Anselmo Duarte, além de documentários que investigam o mito do futebol, “Isto É Pelé” (1974), de Luiz Carlos Barreto, “Pelé Eterno” (2004), de Anibal Massaini. Sobre sua relação com o cinema, por exemplo, Pelé revela, num trecho de uma entrevista para o documentário de Mocarzel, que recebeu aulas de interpretação de Max von Sydow, protagonista de obras-primas como “O Sétimo Selo” (1957), de Ingmar Bergman.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade