Leon Cakoff falece em São Paulo
Diretor da Mostra de SP lutava contra o câncer desde 2010
Por Luiz Joaquim | 14.04.2011 (quinta-feira)
Faleceu, às 13h de hoje, Leon Cakoff aos 63 anos, vítima de melanoma – câncer que atinge o tecido epitelial. Fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que próxima quinta-feira inicia sua 35ª edição, Cakoff estava internado há duas semanas no Hospital São José (SP) tratando da doença diagnosticada no final do ano passado. O corpo está sendo velado no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) até o meio-dia de hoje.
Ele começou a carreira em 1969 como jornalista e depois crítico de cinema nos Diários Associados. A partir de 1974, dirigiu o Departamento de Cinema do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e iniciou a programação de mostras e ciclos no museu. Em 1977, para comemorar os 30 anos do Masp, Cakoff criou a Mostra com 16 longas e 7 curtas brasileiros e internacionais. A partir de 1984, Leon desligou-se do Masp e carregou consigo o evento.
De lá até hoje, a Mostra foi responsável por apresentar ao Brasil, em primeira mão, as tendências do cinema mundial, como o cinema iraniano nos anos 1990, entre outros, ou o asiático nos anos 2000. Com o falecimento de Cakoff, sua esposa, Renata de Almeida, assume a direção do festival solitariamente. Cakoff deixa também dois filhos do primeiro casamento. Pedro e Laura.
0 Comentários