Cineastas debatem o Cine-PE
Eventualidades no 15° Cine-PE estimularam discussão
Por Luiz Joaquim | 11.05.2011 (quarta-feira)
Encerrou às 22h40 de hoje, na Fundação Joaquim Nabuco (Recife), um primeiro encontro entre os cineastas pernambucanos que promoveram o protesto na noite de premiação do 15° Cine-PE: Festival do Audiovisual, reivindicando futuras alterações no formato do evento, que encerrou sexta-feira passada. A reunião agregou cerca de 30 realizadores representativos da classe com o objetivo de criar uma carta de proposições a ser entregue a Bertini Produções e Eventos Culturais e Esportivos, a BPE (organizadora do festival), e ao Governo do Estado.
A formalização da entrega do documento deverá ser feita pela Associação Brasileira de Documentaristas, seção Pernambuco (ABD-PE/Apeci) depois que um novo encontro entre o grupo acontecer na próxima semana, quando farão a redação da carta a partir de oito pontos definidos no debate realizado na noite de hoje. Só depois do acesso da BPE ao documento, o grupo tornará a carta pública.
No protesto realizado no encerramento, quando dez diretores subiram ao palco segurando uma faixa estampando os dizeres “Menos glamour, Mais Cinema”, o realizador Leo Falcão apontou quatro questões a serem repensadas pela produção do festival: que haja menos palanque político e homenagens; que a Mostra Pernambuco seja integrada ao Teatro Guararapes na grade oficial; que os curtas-metragens tenham sua projeção respeitada; e que a grade de programação de curtas não seja repartida.
Entre os profissionais de cinema presentes na reunião de hoje estavam Marcelo Lordello, Marcelo Pedroso, Cláudio Barroso, Pedro Severien, Pablo Pólo, Renata Pinheiro, Sérgio Oliveira, Neco Tabosa, Petrônio de Lorena, Tuca Siqueira, Antônio Carrilho e Camilo Soares entre outros.
0 Comentários