Cineastas reunem-se com Prefeitura do Recife
Categoria pleteia reformulação na política pública da prefeitura
Por Luiz Joaquim | 18.05.2011 (quarta-feira)
Um encontro, pode-se dizer inédito, aconteceu na noite de ontem no auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) agregando cerca de 25 profissionais do audiovisual pernambucano numa reunião com o Secretário de Cultura da Cidade do Recife, Renato Lins, e a presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Luciana Felix. Fruto de uma solicitação da presidente da seção pernambucana da Associação Brasileira de Documentarista, Mannuela Costa, e da presidente regional do Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (STIC), Cynthia Falcão, o encontro serviu para aproximar, com menos formalidade burocrática, a prefeitura do setor do audivisual, que não se sente justamente contemplado por esta instância do poder público.
Entre algumas questões colocadas por Mannuela como pontos prioritários para uma revisão na política pública municipal estão a reformulação do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da prefeitura; sua concreta operacionalização; a criação de uma comissão especializada isenta e com integrantes de fora do Estado; uma revisão no organograma do SIC; o estabelecimento do diálogo da Prefeitura com universidades e entidades privadas; e a reformulação do concurso de roteiro Firmo Neto.
Há também o desejo de modificações no Festival de Vídeo de Pernambuco, a exibição de curtas-metragens abrindo os longas nos cinemas municipais, além da criação de uma “film commission” e da “Casa de Cinema”, como um espaço dentro da secretaria que unificasse as ações voltadas ao cinema.
O secretário Renato Lins adiantou que a reformulação do Firmo Neto já é uma realidade em andamento e que há um estudo para exibir filmes no Teatro Barreto Júnior e Dona Lindu enquanto o Teatro do Parque estiver fechado. “Quanto ao SIC, já existe uma comissão montada com dez integrantes, sendo cinco da sociedade civil, discutindo um novo modelo para o sistema de incentivo à cultura do município. Minha sugestão é que a proposta de vocês seja discutida com essa comissão antes que ela seja formalizada”, disse Renato. O grupo deve se reunir novamente na próxima semana para novas deliberações.
0 Comentários