X

0 Comentários

Festivais

Mostra Sobressalto (Recife)

Horror espanhol na Fundaj

Por Luiz Joaquim | 24.05.2011 (terça-feira)

Reativando a parceria com a Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, o Instituto Cervantes – Recife oferece a partir de hoje (até o sábado), com sessão sempre às 19h30 na sala João Cardoso Ayres (no Derby) a mostra de cinema fantástico e de terror espanhol chamada “Sobresalto”. Serão oito filmes (exibidos em DVD e com legendas em português) divididos em cinco programas que apresentam um panorama interessante desse gênero, já da década de 1920 até o período contemporâneo, realizados na Espanha.

A mostra abre hoje com quatro curtas-metragens. O primeiro, “Brasil” (18 min., 2001), de Francisco Javier Gutiérrez, apresenta a reação de um marido à descoberta da traição de sua mulher. Já “Mano” (16min., 2001), de Lino Varela, fala sobre tortura humana. “Pertubado” (12 min., 1993), de Santiago Segura, foca um psicopata sexual. E “El Tren de La Bruja” (19min., 2003), de Koldo Serra, observa, num experimento, o comportamento de um homem sob condições de horror extremo.

Nos outros dias, a mostra traz, amanhã, o média-metragem “El Sexto Sentido” (57 min., 1929), de Nemesio Sobrevila. E partir de quinta-feira os longas “La Zona” (2007), de Rodrigo Plá; na sexta-feira “[REC]” (2007), de Paco Plaza e Jaume Balagueró (já exibido no circuito comercial brasileiro); e encerrando no sábado, “De Profundis” (2006), de Miguelanxo Prado. Todos os filmes pertencem a Filmoteca do Ministério Espanhol de Assuntos Exteriores.

Mais Recentes

Publicidade