X

0 Comentários

Artigos

O tempo no cinema

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 30.05.2011 (segunda-feira)

Gostaríamos de falar do tempo no cinema. Não aquele construído pela montagem, pelo encadeamento de imagens em movimento criando sentidos infinitos; processo que estimulou uma linguagem tão sedutora, revolucionária e celebradas a partir de Griffith e Eisestein nas primeiras décadas do século passado. O tempo que me refiro é o de um set de filmagem. No set, aquele lugar onde tudo está montado para ser concretizada a filmagem, as gravações podem durar horas para serem registradas as tomadas que irão formar um sequência. Mesmo um sequência de três ou quatro minutos que mostra, por exemplo, o protagonista do filme saindo de casa, encontrando uma pessoa na rua, fazendo uma pergunta, e entrando num carro – pode levar um tempo extenuante para sua realização. Isso está relacionado a diversos fatores. Pouco ou nenhum ensaio dos atores, pouca ou muita luz no cenário (seja em estúdio ou numa externa), problemas na captação do som, ou mesmo o mau humor do diretor e ou outras estrelas. Isso sem falarmos em eventuais falhas no equipamento de filmagem. É enfim, um pesadelo, este o de filmar. Mas o fantástico da história, que todos os realizadores e atores fazem – principalmente os de ficção -, é o de nos passar (nós, espectadores), pela tela de um cinema, a sensação de que aquele ator simplesmente saiu de casa, encontrou alguém na rua, fez uma pergunta e tomou um carro. Tudo na maior naturalidade, e em apenas três minutos.

———————–
2º CineFoot
Taí um festival de cinema que teria a honra de homenagear o Rei Pelé. É o CineFoot, em sua segunda edição, que iniciou quinta-feira passada no Rio de Janeiro, e encerra 5 de junho em São Paulo. O Cinefoot: Festival de Cinema de Futebol é o primeiro evento do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado a filmes sobre a paixão brasileira: o futebol. Com entrada franca em todas as sessões, o filme de abertura este ano foi “O Gringo”, de Darko Bajic, sobre o craque Dejan Petkovic, nascido na Iugoslávia.

———————-
Promoção Ceará
O Canal Brasil (por assinatura) está promovendo junto ao 21º CineCeará – de 8 a 15 de junho – uma promoção bacana para cinéfilos e não-cinéfilos. A promoção contemplará aquele que escrever a reposta mais criativa para a pergunta: “Quer ir ao Cine Ceará com tudo pago?”. O vencedor irá ao festival em Fortaleza com todas as despesas pagas, com direito a levar um acompanhante. Detalhes aqui (http://canalbrasil.globo.com/promocoes.php)

———————–
Piratas em 2º lugar
Na corrida pelos números do marketing e do lucro, “Piratas do Caribe 4” ficou atrás da animação “Rio”. A franquia estrelada por Johnny Depp levou, nos três primeiros dias de exibição no Brasil o número de 1.080.145 pagantes aos multiplex. Perdeu por pouco para a performance da arara Blu na animação de Carlos Saldanha, que atraiu 1.134.058 no mesmo período.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade