Tortilleras
Câmera clara
Por Luiz Joaquim | 20.06.2011 (segunda-feira)
No 21º Cine Ceará: Festival Audiovisual de Cinema (encerrado quarta-feira), tivemos um mostra concreta daquela velha história sobre como um filme ganha contornos de diferente leitura fora de seu país de origem (e o inverso também, ou seja, como informações muito regionais são captadas apenas pelos iguais do país de produção do filme). A situação aconteceu na exibição do filme Argentino “Lingua Materna”, de Liliana Paolinelli (cuja atuação da ótima protagonista Claudia Lapacó foi contemplada com o troféu Mucuripe de melhor atriz). O filme trata com humor o caso de uma senhora (Lapacó), que descobre a opção homossexual da filha de 40 anos, e casada já há 14 com uma política. Depois do susto, ela passa a querer entender o universo homossexual feminino, gerando algumas situações cômicas. Uma delas, na verdade, não era cômica, mas tornou-se para a platéia do Ceará no Theatro José Alencar. As gargalhas vieram forte na sequência em que a personagem de Lapacó vai ajudar a companheira da filha quando esta sobe numa escada. Enquanto a “nora” (ou “genra”?) está no topo da escada, ela mede o pé da moça. O público veio abaixo com risadagem, entendendo que a senhora verifacava se a mulher tinha mesmo um sapatão. O crítico de cinema venezuelano Carlos Caridad, que cobria o festival, não entendeu em absoluto o motivo das gargalhadas até descobrir a relação que existe na cultura brasileira da palavra “sapatão” com o homossexualismo feminino. Carlos nos explicou que, na realidade, a senhora media o pé de a mulher para depois lhe compra um par de sapatos como presente; o que realmente vem se sucede na sequência do filme. Moral da história, toda atenção é pouca ao fazer a leitura de um filme com o idioma estranho ao seu.
————————————-
Samba em curta
É hoje o lançamento, às 19h na Livraria Cultura (Shopping Paço Alfândega), do curta-metragem (15 minutos) “Velho Samba da Ilha”. O documetário mostra um grupo de sambistas que mantém uma tradição secular, saindo de casa em casa, ao compasso de uma permuta: muita música e dança em troca de bebida e da manutenção de uma manifestação da cultura popular, a Festa de Reis. O curta é o resultado de cinco anos de andanças do diretor Chico Egídio pelas terras e águas da Ilha do Massangano, entre os municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.
————————————-
Goiânia
O Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) abriu inscrições até 9 de agosto para o 11ª Goiânia Mostra Curtas, até 9 de agosto. Podem participar produções de 2010 e 2011, realizadas em 35mm, 16mm e vídeo. Trabalhos devem ter máxima de 25 minutos. O resultado é divulgado dia 30 de agosto. O evento acontece de 4 a 9 de outubro. Para efetuar a inscrição, é so acessar o site (www.goianiamostracurtas.com.br).
—————————
5 minutos
Estão abertas inscrições para o “14º Festival Nacional 5 minutos”. Será realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Na edição deste ano, serão selecionados 50 vídeos para a mostra competitiva, que dará R$ 10 mil ao primeiro colocado. Evento acontece de 1 a 5 de novembro e inclui mostras de vídeos, seminários, palestras, exposições e oficinas em Salvador e outras cidades do interior da Bahia. Detalhes do edital e ficha de inscrição no site do festival (http://www.dimas.ba.gov.br/5minutos.html).
——————————–
– Críticas, comentários, sugestões, escrever para cinemaescrito@gmail.com
0 Comentários