X

0 Comentários

Artigos

Censura hoje?

Câmera clara 255

Por Luiz Joaquim | 25.07.2011 (segunda-feira)

Uma polêmica que circulou pelas ondas virtuais da internet, semana passada, foi o cancelamento da sessão no RioFan: Festival de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro (encerrado ontem, nas salas da Caixa Cultural, no Rio) de “A Serbian Film: Terros sem Limites”, do diretor sérvio Srdjan Spasojevic. A obra será lançada no circuito comercial em breve pela distribuidora maranhense Petrini Filmes, com o título “Um Filme de Terror”, e foi comentada aqui na Folha de Pernambuco, na edição de segunda-feira passado, quando a reportagem de Programa viu o filme no 1º Festival Internacional Lume de Cinema, em São Luiz do Maranhão. Em nota pública, a assessoria de imprensa da Caixa explica que, por decisão da instituição, a sessão do filme em questão não deveria acontecer no RioFan, alegando que a Caixa “entende que a arte deve ter o limite da imaginação do artista, porém nem todo produto criativo cabe de forma irrestrita em qualquer suporte ou lugar”. Sobre o assunto, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) divulgou na sexta-feira o texto “Repúdio ao veto a ‘A Serbian Film’ no RioFan”, no qual comenta que “defende a liberdade de expressão cinematográfica e o direito dos espectadores interessados em assistirem aos filmes que lhes convêm, acreditando não caber a instituições públicas ou privadas a definição sobre o que deve ou não ser visto. A responsabilidade sobre programação e observação à classificação etária de filmes apresentados num festival de cinema é da organização do evento, devendo a ela ser dirigida eventuais questões controversas, sem, para isso, ser utilizado o ato de censura prévia (inexistente no país) a um trabalho artístico… Por esta nota, deixamos ainda claro que a Abraccine não está defendendo um trabalho ou um festival em específico, mas um princípio: o de um filme poder ser assistido e avaliado pelo espectador com liberdade”. É isso aí.

———————–
3ª Semana dos Realizadores
A 3ª Semana dos Realizadores vai acontecer no Unibanco Arteplex do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 27 de outubro. As inscrições para filmes com mais de 55 minutos estão abertas e vão até o dia 19 de agosto, via e-mail. Cineastas podem escrever para (semanadosrealizadores@gmail.com) para obter mais informações. Outros detalhes em (http://semanadosrealizadores.blogspot.com/).

———————
Lacca
Entre 18 e 25 de agosto tem novo filme pernambucano estreando. É o curta-metragem “Ela Morava na Frente do Cinema”, de Leonardo Lacca. O filme foi selecionado para a festival Panorama Internacional Coisa de Cinema, em sua sétima edição. Junto a Lacca, estarão Juliano Dornelles mostrando o seu “Mens Sana in Corpore Sano”, e Renata Pinheiro com “Praça Walt Disney”. Concorrendo entre os longas-metragens, Pernambuco aparece com “Avenida Brasília Formosa”, de Gabriel Mascaro, e “Vigias”, de Marcelo Lordello.

——————–
Cinemóvel
O projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH: Cinemóvel, do projeto Gira Brasil 2011 vai percorrer 32 cidades de dez estados e chega o Pernambuco nesta semana, onde passa por Igarassu (de hoje até quarta-feira) e Escada (2 a 6 de agosto). Num total de 380 sessões pelo Brasil, serão disponibilizados 11,4 mil lugares. A platéia vai assistir obras como “O Bem Amado”, “O Ano em que meus Pais Saíram de Férias”, “Chico Xavier” e outros. Projeção acontece numa tela de 120 polegadas, em ambiente climatizado e com isolamento acústico. A sala escura com 32 lugares é montada em um caminhão especialmente adaptado. Em Igarassu, informações na prefeitura com Amanda pelos fones (81) 3543.0435 / 0494. Em Escada, com Maria de Jesus pelos números (81) 3534.1046.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade