X

0 Comentários

Artigos

Festival do Rio 2011

Câmera clara 259

Por Luiz Joaquim | 26.09.2011 (segunda-feira)

Por conta do Rock’in’Rio, o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o maior do País, empurrou sua data deste ano do tradicional setembro para o mês de outubro, iniciando no dia 6 e encerrando dia 18. Ainda não se sabe que filme abre a festa no belo Cine Odeon, na histórica Cinelândia, mas já se comenta que a “A Pele que Habito”, novo trabalho de Pedro Almodóvar, possa ser o eleito. Ao menos Marisa Paredes já tem presença confirmada no evento. Com a obra, passam outros 349 filmes espalhados por dezenas de espaços de projeção na Cidade Maravilhosa. Assim como o filme Almodóvar, exibido em Cannes último, também exibem no Rio “Inquietos”, de Gus Van Sant, “This must be the place”, com Sean Penn, e “Drive”, de Nicolas Winding Refn. O Festival do Rio também homenageia o cinema italiano, e nesta leva entra uma retrospectiva do cineasta Dario Argento, famoso mundialmente pelas obras de horror. De novidade daquele país deve vir “Terraferma”, de Emanuele Crialese, e o doc. “Silvio Forever”, sobre o polêmico Silvio Berlusconi. O vencedor de Berlim, o iraniano “A separação”, de Asghar Farhadi, também estará presente, assim como o muito elogiado “Fausto”, de Sokurov, título que levou o Leão de Ouro no Festival de Veneza. E isso é só o comecinho.

—————————
Animage – oficinas
A 3ª edição do Animage: Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco, que inicia nesta sexta-feira, oferece, além de filmes, três oficinas com especialista na arte de sugerir o movimento. Os cursos versão sobre animação para jogos, motion graphics e modelagem 3D. As atividades são gratuitas e iniciam hoje (das 14h às 18h), encerrando na sexta-feira. As aulas são nas dependências das Faculdades Integradas Barros Melo, AESO. Esta é a segunda fase das oficinas do Animage este ano, já que em maio, os temas foram animação experimental, stop motion e animação tradicional.

———————–
BACURI
A ATTI Comunicação está selecionando curtas-metragens de animação para o Bacuri: 2ª Mostra de Cinema Infantil, projeto pioneiro na região Norte, que acontece de 25 a 29 de Outubro, no SESC Boulevard, em Belém do Pará. Serão apresentados curtas-metragens (em DVD), os quais são poucos exibidos em salas de cinema comercial. Acontece também oficinas de cinema de animação que irão incentivar a criatividade das crianças entre 3 e 12 anos. A programação é dividida por faixa-etária: o “Bacurizinho” (3 a 5 anos); o ‘Bacuri verde’ (5 a 8 anos); e o ‘Bacuri maduro’ (8 a 12 anos). Inscrições até amanhã, são gratuitas, e o festival não é competitivo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail atticomunicacao1@gmail.com

—————–
Direitos Humanos
Entre 10 de outubro e 1º de dezembro, 27 cidades do Brasil recebem a 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que terá entrada franca e acessibilidade a portadores de deficiência física. A programação reúne 47 filmes, representando dez países da América do Sul. Serão exibidos também três longas-metagens inéditos: “Quem Se Importa”, de Mara Mourão (de “Doutores da Alegria”, 2005); “Céu sem Eternidade”, de Eliane Caffé, na foto, (de “Narradores de Javé”, 2003); e “E a Terra se Fez Verbo”, de Érika Bauer (de “Dom Hélder: O Santo Rebelde”, 2006). apresenta em “E A Terra Se Fez Verbo”. No Recife, o festival volta a acontecer no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade