X

0 Comentários

Reportagens

35a Mostra SP (2011) – dias 5 e 6

Atores que também dirigem

Por Luiz Joaquim | 27.10.2011 (quinta-feira)

SAO PAULO (SP) – O veterano ator austríaco Karl Markovics, visto recentemente ao lado de Liam Neeson no thriller “Desconhecido”, apresenta aqui na 35a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo sua estreia na direção. “Respirar” não tem apenas essa informação como curiosidade, é também o representante da Áustria na briga pelo Oscar 2012.

Vendo o filme é fácil entender o porquê. Contando a história do adolescente Roman (o ótimo Thomas Schubert) com elementos mínimos e numa administração precisa de liberação desses elementos, Markovics vai nos colocando dentro da cabeça do jovem, preso num centro de detenção à espera de seu julgamento para conseguir a liberdade condicional.

Enquanto isso, Roman tenta a reabilitação trabalhando no necrotério de Viena. O trabalho, que não é fácil para um adulto, é pior para o jovem que nunca vira uma mulher sem roupa, e sofre o impacto dessa imagem lhe vir pela primeira vez na forma de um cadáver.

Reforçando o drama, o garoto descobre que o cadáver tem o nome de sua família. É o estopim para ele começar a buscar sua mãe, que o abandonou ainda bebê no orfanato. Apesar do filme ter recebido o prêmio das distribuidoras européia no Festival de Cannes 2011, “Respirar” ainda não tem distribuição para o Brasil.

Outro titulo que promete marcar a 35a edição da Mostra é o francês “Depois do Sul”, do também ator Jean-Jacques Jauffret estreando na direção de um longa. Presente na primeira sessão do filme, Jauffret falou de seu interesse no que chama de “narrativa em espiral”, pelo qual, sob a perspectiva de seus quatro protagonistas, vamos recebendo pedaços que formam o todo da história.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade