3ª Animage (2011) – premiação
Gaucho vence competição brasileira do Animage
Por Luiz Joaquim | 08.10.2011 (sábado)
Em cerimônia de encerramento ontem à noite no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, o 3º Animage: Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco anunciou os vencedores da mostra competitiva. O melhor curta-metragem, prêmio Correios, foi o canadense “Romance”, de Georges Schwizgebel. Já o francês “Cul de Bouteille”, de Jean-Vlaude Rozec, levou o título de melhor filme do júri popular e melhor curta infantil – prêmio Correios. Entre as produções brasileiras, o gaúcho “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”, de Rodrigo John, foi eleito o melhor filme.
Nas categorias técnicas, ganharam o francês “Vasco” (Melhor Técnica), o irlandês “The External World”, de David O’Reilly (melhor direção), o holandês “Oedipus” (roteiro) , o estoniano “Keha Mälu” (fotografia) e o brasileiro “Meu Medo”, de São Paulo (som). Foi, também, concedida uma menção honrosa para “Viagem a Cabo Verde”, de Portugal, pela direção de arte.
O júri foi formado pelos animadores Fábio Yamaji (SP), da Squerzo Cinema, e Sávio Leite (MG), diretor da Mostra Udigrudi de Cinema de Animação, e pelo jornalista Júlio Cavani (PE). O título de melhor filme foi eleito pelo público. Para o diretor do Animage, Antonio Gutierrez, os objetivos dessa terceira edição foram atingidos, ou seja, “assegurar uma programação de alto nível, levando-a ao maior número possível de pessoas, e, com isso, avançar no caminho que levará o festival a uma posição de destaque entre os melhores festivais internacionais de animação”. “Considerando que estamos apenas na terceira edição, posso dizer que estamos caminhando rápido rumo a novos patamares”, arrisca o produtor Gutie.
0 Comentários