X

0 Comentários

Artigos

Na academia

Câmera clara 262

Por Luiz Joaquim | 31.10.2011 (segunda-feira)

Em contraposição ao imediatismo que marca as criticas de cinema publicadas nos jornais diários, temos a realidade dos artigos acadêmicos sobre cinema. Neles estão a vantagem (ou desvantagem, de acordo com a perspectiva) que é estar vinculados a uma velocidade diferenciada de produção de texto. Daí as implicações na natureza desse trabalho (distintas das dos jornais). De qualquer forma, suscitar a discussão é um ponto comum às duas práticas. E esta forma está diretamente relacionadas à certas hierarquizações. No campo jornalístico, estão presas à subjetividades e experiências pessoais. Na academia, está mais amarrada ao campo teórico a partir do qual será elaborada a avaliação. Tanto numa, quanto noutra, há limitações. Um das mais graves no terreno da academia é tornar a avaliação reducionista para que ela caiba a um específico campo teórico. E isto é, realmente, uma pena quando acontece. E não são poucas as vezes.

——————–
MINI-CURSO
O Programa de Pós-graduação de Comunicação da UFPE abre inscrições para o mini-curso “Excesso e Gêneros do Corpo nas Narrativas Audiovisuais”, a ser ministrado por Mariana Baltar, dias 16 e 17 de novembro (14h às 18h) no Centro de Artes e Comunicação da universidade. Baltar é doutora em comunicação pela Universidade Federal Fluminense, e seu curso irá versar sobre o “paradigma da sensação e suas relações com a matriz cultural popular do excesso e do espetáculo”. Inscrições pelo e-mail (ppgcomufpe@yahoo.com.br)

———————
ESCOLA TECNICA
Já circula a informação que o governo de Pernambuco articula a implantação da primeira escola técnica de cinema do Brasil, aqui no Estado, para entrar em funcionamento já em 2012. Se vingar, o Governo Estadual dá mais um passo como exemplo para o Brasil de administração de política cultural, e o governador Eduardo Campos entra junto com os contemporâneos realizadores locais para a história do cinema brasileiro.

——————————
TIRADENTES
Hoje é o último dia para inscrever seu filme na 15a Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece entre os dias 20 e 28 de janeiro de 2012, e também para a 7a Mostra de Cinema de Ouro Preto (entre 20 e 25 de junho). Estão aptos a participar da seleção filmes brasileiros de longa e curta duração, em película ou digital, concluídos a partir de 2011. Mais infos pelo site do evento (www.mostratiradentes.com.br)

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade