Amanhecer – Parte 1
A eterna sedução do amor impossível
Por Luiz Joaquim | 18.11.2011 (sexta-feira)
Faltavam poucos minutos para a 0h de hoje quando mais de 300 pessoas se apertavam no hall do complexo UCI/Kinoplex no Shopping Center Recife e bradavam em alto e bom som o coro: “Abre, abre, abre!!!”. Eram as fãs da saga “Crepúsculo” plantadas na frente do cinema, algumas por mais de duas horas, já sem paciência para reencontrar seus ídolos, o vampiro Edward (Robert Pattinson), a humana Bella (Kristen Stewart) e o lobisomem Jacob (Taylor Lautner).
Para ser a primeira da fila da pré-estreia de “Amanhecer – Parte 1”, Marina Amorim, 15 anos, por exemplo, chegou, com sua mãe, antes das 22h de ontem. A garota, que acompanha a série desde o início, é fascinada pelo romance de Edward e Bella. Mas, e Jacob nessa história? “Ah, ele é o amigo que está sempre lá”, explica.
Já Rafael Fong, 14, não foi o primeiro na fila mas garantiu a compra do ingresso com seis semanas de antecedência. “Comprei o bilhete sem minha mãe saber”. Rafael só se interessou pelo assunto a partir de “Lua Nova” (2009), e na disputa por Bella torcia para Edward levar a melhor, ao contrário da mãe Sonia (escreve sem acento mesmo), na torcida pelo lobisomem.
Preparadas mesmo estavam Gianna Guedes, 20, e Fernanda Alves, 31, duas das organizadoras do fã-clube Forks Team, o primeiro criado no Recife voltado para a saga. Uniformizadas de rosa, elas aproveitaram o feriado do dia 15 e fizeram uma maratona “Crepúsculo”, revendo os três filmes anteriores. “Nós também organizamos uma sessão fechada ainda hoje de ‘Amanhecer’ apenas para as fãs, no Box Guararapes. O sucesso é tanto que vendemos até mais ingresso que o próprio cinema”, conta Fernanda.
Uma destas fãs que se destacou na madrugade de ontem foi a médica-veterinária Camila, 26. Caracterizada como Bella após a noite de lua-de-mel, ou seja, de camisola, Camila maquiou hematomas pelo corpo e colou algumas penas pelo cabelo. Mesmo antes de ter visto o filme, ela explicou com precisão o que ainda iria se suceder na tela: “Ao consumar a lua-de-mel, Edward deixa Bella cheia de hematomas, e sem poder mordê-la, morde um travesseiro e ela acorda coberta de penas”.
De um modo geral, todas as meninas foram categóricas em dizer que o o grande atrativo da série está na imagem de Edward como o homem perfeito, e Jacob como o “lobo mau” que todas querem; além, claro, do platonismo no romance do trio e seus diversos complicadores que tornam o amor entre a humana e o vampiro algo quase impraticável.
Mesmo em “Amanhecer – Parte 1” (Breaking Down: Part 1, EUA, 2011), de Bill Condon (de “Deuses e Monstros”), que inicia com os a felicidade dos preparativos do casamento de Edward e Bella, os problemas só aumentam com a gravidez sobrenatural da moça, já anunciada em plena lua de mel no Rio de Janeiro.
A forma como o bebê cresce, rápido em poucas semanas no ventre de Bella, anuncia que ela não vai sobreviver ao parto. E fica instalado o drama. Sacrificar o bebê para salvar a mãe, ou recebê-lo e perde a amada? Nesse conflito, “Amanhecer” cria uma atmosfera hostil para a criança, na qual a Igreja, ou um grupo anti-aborto, teria um prato cheio para brigar com o filme.
——————————————————————————
Texto abaixo publicado ontem (quinta, 17-nov.) na Folha de Pernambuco
LUIZ JOAQUIM
Faltam poucas horas para uma multidão de adolescentes no Brasil (e não adolescentes também) re-encontrar seu vampiro e lobisomem favoritos. A sessão de pré-estreia de “Amanhecer – Parte 1” (às 23h59 e 0h01 de hoje nos multiplex do UCI/Severiano Ribeiro – deverá atrair os tradicionais aficionados pela saga criada pela escritora Stephenie Meyer e que virou febre ao migrar para o cinema em 2008.
Quando “Crepúsculo” (2008) surgiu, seu público foi apresentado ao drama da menina Bella (Kristen Stewart) que, ao mudar-se com o pai separado para uma pequena cidade no interior norte-americano, se apaixona pela Edward (Robert Pattinson). Mas ela descobre que o bonitão, na verdade, é um vampiro centenário no corpo de um jovem de 17 anos.
Só em “Lua Nova” (2009) é que Bella conhece e se aproxima do lobisomem Jacob (Taylor Lautner) que é, por sua vez, inimigo dos vampiros. Ainda nesse episódio, Edward pede Bella em casamento, e ela passa todo o filme seguinte – “Eclipse” (2010) – considerando o pedido enquanto se decide entre viver a eternidade ao lado do vampiro ou do lobisomem.
No episódio exibido hoje vamos ver Bella e Edward casados, em lua de mel no Rio de Janeiro, quando finalmente consomem sua paixão. Mas, ao passar por uma gravidez de risco, Edward tem de decidir se transforma Bella em uma imortal, ou não. O fim desta história, a parte 2, entretanto, só chega aos cinemas em 16 de novembro de 2012.
0 Comentários