X

0 Comentários

Críticas

Qual Seu Número?

Anna Faris a nova Meg Ryan?

Por Luiz Joaquim | 14.11.2011 (segunda-feira)

Que bom que Anna Faris finalmente começa a ganhar destaque em Hollywood. Parece não haver uma só atriz de sua geração que funcione realmente bem nas dúzias de comédias românticas lançadas o ano inteiro. Já Faris poderia tranquilamente ocupar um posto que foi de Meg Ryan nos anos 1990 e ainda está vago. O filme “Qual Seu Número?” (What’s Your Number?, EUA, 2011), estreando hoje, pode ser um primeiro passo para esta sua posse.

Isso porque Faris, mais conhecida pelos inofensivos “Todo Mundo em Pânico” (todos os quatro), é dona de um natural conforto diante da câmera que, agregado a sua aparência bonita, mas distante do estereótipo de mulher perfeita, deixa o drama (ou humor) de seus personagens mais próximo do espectador.

São características que lembram a mesma desenvoltura de Ryan, 20 anos atrás. Sem falar também na fisionomia da moça, que não precisa de muito esforço para ser engraçada. Isso pode ser conferido em algumas pérolas da recente comédia americana, em que Faris é peça chave, mas que tiveram pouco espaço no Brasil, como por exemplo em “A Hora do Rango” (2005) e “Smiley Face: Louca de Dar Nó” (2007).

Este dois filmes, assim como a série terrir “Pânico”, tem como alvo um publico mais juvenil. Com “Qual Seu Número?”, que é também produzido pela atriz (com direção de Mark Mylod), Faris dá um passo para o terreno dos adultos (ou quase).

Aqui ela é Ally, irmã da caçula Dayse (Ary Grayner) prestes a se casar. Já Ally, num mesmo dia, perde o namorado e o emprego. Ao voltar para casa de metrô, ao ler a revista Marie Claire, descobre que a média nacional da quantidade de homens com quem elas dormiram antes de casar foi de dez. E ainda que aquelas que dormiram com mais de 20 têm dificuldade de casar. Depois de relembrar que já dormiu com 19, em desespero decide que o 20º será o seu marido.

Após um “acidente”, Ally resolve procurar seus ex-namorados uma vez que as pessoas amadurecem com o tempo. A ideia e tentar fazer uma relacionamento antiga funcionar de novo, evitando assim que sua contagem ultrapasse de 20. Nesse plano, quem vai ajudá-la é o vizinho bonitão e galinha Colin (Chris Evans, o novo “Capitão América”).

É uma premissa boba a desse argumento baseado no romance “20 Times a Lady” de Karyn Bosnak, mas o roteiro de Gabrielle Allan e Jennifer Crittender o deixa redondinho, incluindo até as características dos pais de Ally e Dasy para explicar a postura das duas diante da vida.

O maior mérito mesmo fica com a engraçada Faris, que faz tudo parecer crível, por mais ingênua que seja a situação, sendo seu esforço mínimo, graças a sua carinha engraçada. A propósito, em maio de 2012 ela vai aparecer em “The Dictator”, ao lado de Sacha Baron Cohen, o mesmo de “Borat”, a quem Faris cita em “Qual Seu Número?”.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade