Uma nova frente
Câmera clara 259
Por Luiz Joaquim | 14.11.2011 (segunda-feira)
Semana passada veio a público o manifesto da recém-criada Frente dos Grandes Festivais de Cinema do Brasil (FGF). Trata-se de um agrupamento formado por cinco festivais de cinema no Brasil – assinado por Brasília, Gramado, Festival do Rio, Cine-PE, Cine Ceará – que, reunidos, listaram seis itens que definiriam um “grande festival” para daí o evento se enquadrar e estar apto a participar da FGF. Mas, declarações já foram dadas no sentido de que a Frente não se interessa em formar um coletivo muito extenso. No mais, podem ser incrementados dois ou três novos festivais. Parece não haver muito mistério sobre as intenções do FGF: defender unidos, e assim mais fortes, o interesse do grupo, tendo como objetivo primeiro, claro, “fortalecer o compromisso com a audiovisual”. Por outro lado, sabe-se que a cada mês, pipoca um novo festival de cinema em cada Estado brasileiro. Considerando que a grande “mãe” dos festivais de cinema no Brasil chama-se Petrobrás, e que o dinheiro destinado a este fim não cresce na mesma proporção que a quantidade dos festivais, não é tão improvável que um efeito colateral surja para os “pequenos” festivais, que ainda contam com o Fórum dos Festivais – entidade representativa de dezenas de eventos como este em todo o Brasil. Sabe-se também que a criação do FGF vem de uma concordância com o Fórum. Para resumir, muitas novidades nesse cenário estão por vir. É aguardar e observar atento, tanto representantes de festivais de cinema, quanto realizadores e espectadores, porque um item importante em todo esse processo não coube no manifesto do FGF: o próprio cinema.
——————-
INFANTIL
Falando em novos festivais de cinema, a 1ª Mostra de Cinema Infantil do Ceará levou mais de 150 crianças daquele Estado, entre 22 e 29 de outubro, através do Instituto Stela Naspolini. o projeto atingiu não só a capital Fortaleza mas também o interior cearense. Na verdade, mais de 50% dos municípios do Estado recebeu a Mostra. Ao todo foram 31 filmes em sessões gratuitas para envolver crianças no universo do cinema pela primeira vez na vida.
——————
CAMBURIU
Começou sexta-feira mais um novo festival de cinema no Brasil. É o 1º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Já chamado de “Cinerama.BC”, o evento longas nacionais e estrangeiros, curtas, promove debates e oficinas. Tem também homenagem a Beto Brant. Entre os destaques da programação, o pernambucano “Praça Walt Disney”, de Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro. Outras infos em (http://www.cineramabc.com.br).
——————
NORONHA
Vai até 20 de novembro o prazo para as inscrições da mostra competitiva do “Anima Noronha: 3º Festival de Cinema de Animação do Atlântico”. O evento acontece de 13 a 15 de dezembro no Arquipélago de Fernando de Noronha. O realizador Wildes Sampaio, do Cine Sertão, quer reunir os diretores dos melhores curtas metragens em animação na Ilha, onde seus trabalhos serão exibidos para moradores (em especial estudantes) e visitantes. Os selecionados (10) vão concorrer ao Troféu Golfinho de Ouro nas categorias Melhor Animação 3D, Melhor Animação 2D e Melhor Stop Motion. Haverá uma homenagem a Unesco e uma oficina de animação para crianças.
0 Comentários