13º Festival de Vídeo de Pernambuco
Maior, melhor
Por Luiz Joaquim | 05.12.2011 (segunda-feira)
Começa às 19h de hoje, no Cine São Luiz, o 13° Festival de Vídeo de Pernambuco. O evento, que serviu – e serve -, de vitrine para muitos realizadores iniciantes e outros hoje já consagrados nacionalmente, cresceu e melhorou. Além das seis sessões competitivas – de hoje até quinta-feira – reunindo 50 produções feitas e finalizadas digitalmente no Estado, o Festival agrega uma sétima sessão (amanhã, 9h) para 500 alunos da rede pública, além de oferecer oficinas e seminários.
A sessão de amanhã é resultado de uma parceria com o Dia Internacional da Animação (DIA) e com o Centro de Atitudes. Os alunos irão conferir um programa da Mostra Nacional de Cinema de Animação 2011 e depois há uma conversa com Marcos Buccini, organizador do DIA em Pernambuco.
Já as oficinas de formação contam com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Derby). É lá que serão abrigados, nas manhãs de hoje até sexta-feira, os cursos “Laboratório de Roteiros”, com o cineasta Torquato Joel, “Direção de Arte”, com Silvia Macedo, e “Realizando em Um Minuto”, com Alice Gouveia.
Mas, talvez o mais audaciosa passo desta edição do Festiva de Vídeo, seja a organização do seminário “Cinema: Mercado e Distribuição no Brasil”. A coordenadora geral do evento, Carla Francine, convidou gente grande do mercado audiovisual brasileiro para discutir a política e perspectivas deste universo no País. Os seminários, que acontecem dias 15 e 16 de dezembro no auditório do Iphan, Palácio Soledade (Boa Vista), contarão com os distribuidores Jean-Thomas Bernardini (da Imovision), Sérgio Sá Leitão (da RioFilme), o cineasta Rosemberg Cariry (do Conselho Superior de Cinema), o produtor Paulo Sérgio Almeida, do site Filme B, o exibidor Adhemar de Oliveira, do Circuito de Cinema, e o pesquisador André Piero Gatti (Socine, FAAP e Anhenbi Morumbi) entre outros.
Daqui do Estado, estarão o cineasta Kleber Mendonça Filho, e os produtores João Viera Junior e Isabela Cribari, além do secretário de cultura Fernando Duarte, e da professora Mannu Costa. O seminário é convocado em parceria também com a Associação de Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste e com a ABD/APECI de Pernambuco.
0 Comentários