3º Noronha (2011) – encerramento
Luminaris sai vencedor
Por Luiz Joaquim | 17.12.2011 (sábado)
FERNANDO DE NORONHA (PE) – Como esperado, a animação argentina “Luminares”, de Juan Pablo Zaramella, foi a vencedora do 3o Festival de Cinema de Animação do Atlântico, o Anima Noronha, que encerrou na noite de quinta-feira. O realizador (ausente no festival) receberá, alem do troféu Golfinho, uma estada, com tudo pago, no arquipélago.
Dentro da programação de encerramento, o diretor geral do Anima, Wildes Sampaio, pretendia também exibir a nova animação produzida pelos alunos da ilha, criada a partir de uma oficina promovida pelo evento. “Não conseguimos concluir a pós-produção pois, infelizmente, planejamos trabalhar 12 dias com os alunos, mas só tivemos disponibilidade de seis dias”, lamentou.
O filme, entretanto, será concluído, e vai contar, pela primeira vez, com uma trilha sonora original composta por Danilo Pernambucano, mesmo sanfoneiro que, a convite de Wildes, se apresentou na abertura do Anima Noronha.
Compensando a não exibição do resultado da oficina deste ano, Wildes projetou “O Mistério do Menino do Mar”. Média-metragem de 2006, feito no arquipélago por crianças de até dez anos para o projeto “Cine Top Teen Brasil”, do mesmo produtor.
Sobre o novo trabalho inacabado, “Noronha Feliz: Um Conto de Natal”, Wildes adiantou que é uma adaptação da obra de Maria Clara Machado, “O Boi e o Burro a Caminho de Belém” para o universo de Noronha. “Vai apresentar dois garotos na ilha imaginando como seria se Jesus Cristo tivesse nascido aqui”, diz.
“No lugar do boi e do burro, teremos uma tartaruga e um golfinho. No lugar dos três reis Magos, teremos três surfistas que trarão água de coco, peixe e protetor solar para o menino Jesus”, adianta, divertindo-se.
0 Comentários