Expectativa 2012 / retrospectiva 2011
O melhor Natal cinéfilo recifense está no Cinema da Fundação
Por Luiz Joaquim | 02.12.2011 (sexta-feira)
Quem gosta de cinema e mora no Recife há, no mínimo, dez anos, sabe que dezembro é um mês mais que especial. E a razão para isto tem início hoje, numa única sala de cinema, situada no bairro do Derby, no prédio da Fundação Joaquim Nabuco. É quando o Cinema da Fundação dá início a sua tradicional mostra “Expectativa / Retrospectiva”. Sem muito estardalhaço, mas com muita consistência, a mostra chega a sua 14ª edição projetando, durante 16 dias corridos, 47 sessões de cinema, exibindo 29 longas-metragens, um média, seis curtas pernambucanos e um programa especia rememorando os videoclpipes da banda R.E.M, que anunciou seu fim este ano.
Dos longas, 18 são inéditos no Recife e/ou no Brasil – com estreia prevista apenas em 2012 -, e 11 estão na mostra em caráter de reprise. Do primeiro grupo, os cinéfilo poderão conferir em primeira mão, a maioria em sessão única, a títulos que se destacaram nos festivais de Cannes, como por exemplo “O Porto”, de Aki Kaurismaki, “L’Apollonide”, de Bertrand Bonello, “Isto Não é Um Filme”, de Jafar Panahi e “Amores Imaginários”, de Xavier Doland; de Berlim, “Se Não Nós, Quem?”, de Andres Veiel; e de Veneza, “Triângulo Amoroso”, de Tom Tykwer, e “Caminho para o Nada”, de Monte Hellman.
Isto sem contar os outros excelentes títulos que precisam ser descobertos pelo publico como “A Criança da Meia Noite”, de Delphine Gleize, “Adeus, Primeiro Amor”, de Mia Hansen-Løve, e o belo “O Moinho e A Cruz”, de Lech Majewski, estrelado pelo veterano Rutger Hauer.
Do segundo grupo, títulos que fizeram um bom barulho em 2011 e certamente não serão esquecidos podem, agora, ser mais uma vez vistos na sala de cinema no Recife que mais se dedica a uma projeção apropriada. Alguns títulos são “A Árvore da Vida”, de Terrence Malick, “Melancolia” (mais sucesso de público da Fundaj), de Lars Von Trier, “Meia Noite em Paris”, mais sucesso de Woody Allen no Brasil (passa hoje, às 17h), “O Planeta dos Macacos: A Origem”, de Rupert Wyatt, e entre outros, “Super 8”, de J. J. Abrams.
Do Brasil, o Cinema da Fundação oferece o mais novo filme do mestre Eduardo Coutinho, “As Canções”. Aqui, Coutinho usa seu poder hipnótico e deixa absolutamente à vontade seus personagens para falar da música que marcou a vida deles além de, claro, cantá-las diante da câmera. Como numa sessão terapêutica, acompanhamos os choros, risos, felicidades, amarguras e realizações de pessoas que compartilham um pedaço de suas vidas com o mais respeitado documentarista do País.
Títulos nacionais que circularam pelo mundo e saíram vencedores no Festival de Brasília pelo inovação da linguagem no cinema brasileiro estão na lista como “O Céu Sobre os Ombros”, com o diretor mineiro Sérgio Borges presente para um debate, além de “Trabalhar Cansa”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, e “Os Residentes”, de Tiago Mata Machado. Do cinema pernambucano, a “Expectativa / Retrospectiva” destaca, também com debates, “Explosão Brega”, de Hanna Godoy, “Porta a Porta”, de Marcelo Brennand, e os curtas “Di Melo: O Imorrível”, de Alan Oliveira e Rubens Pássaro, “Corpo Presente”, de Marcelo Pedroso, “Mens Sana in Corpore Sano”, de Juliano Dornelles, “Ela Morava na Frente do Cinema”, de Leonardo Lacca, “Praça Walt Disney”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, e o coletivo e polêmico [projetotorresgemeas]. Agora é desejar fôlego e boa sessão.
programação completa
SEXTA, 2 DEZ
17h30 – MEIA NOITE EM PARIS
(Midnight in Paris, EUA, Fra., 2011). De Woody Allen. Com Owen Wilson, Rachel McAdam.
O filme que abriu o Festival de Cannes 2011 e que se tornou o maior sucesso de bilheteria de Allen, agora em mais uma oportunidade de ser desfrutado numa sala de cinema. Conta a história de um aspirante a escritor norte-americano que viaja a França de férias com a noiva. Por uma fresta do tempo, ele volta a Paris do passado e conhece Picasso, Dali, Hemingway e outros grande nomes da arte, o que o faz repensar sua vida e o conceito de ‘nostalgia’.
Paris Filmes / 94 min / 35mm / plano / 12 anos
19h30 – ISTO NÃO É UM FILME
(In Film Nist, Irã, 2011) / De Jafar Panahi. Com Jafar Panari.
Relata as privações do cinema no Irã ao mostrar um dia na vida do diretor Jafar Panhi, que está na prisão domiciliar. Ao narrar o filme que gostaria de fazer (e está proibido) ao amigo, Panahi mostra que um filme não pode ser “contado”. E na clausura de seu apartamento, um outro lindo filme surge. Uma aula de cinema. Isto Não é um Filme foi contrabandeado para fora do Irã e exibido na Seleção do Festival de Cannes 2011.
Imovision / 75 min / 14 anos / Inédito / Projetado em HD
21h10 – TRIANGULO AMOROSO
(Drei, Alemanha, 2010) De: Tom Tykwer. Com Sophie Rois, Sebastian Schipper, Devid Striesow.
Hanna e Simon são casados e vivem juntos em Berlim. Depois de um estranho fim de semana no litoral, marcado por falhas de comunicação entre ambos, Hanna conhece Adam, com quem inicia um caso. Adam também é apresentado a Simon e os dois se tornam parceiros de natação. A amizade entre os dois homens também logo evolui para um romance e os três passam a viver um secreto triângulo amoroso. Competição oficial do Festival de Veneza 2010.
Lume Filmes / 119 min / 16 anos / Inédito / Em HD
———————————————————————
SABADO, 3 DEZ
17h – A ÁRVORE DA VIDA
(Tree of Life, EUA, 2011). De Terrence Malick. Com Brad Pitt, Sean Pea.
Escrito e dirigido Malick, o filme pretende expandir as fronteiras de um conflito familiar para uma viagem pela história da vida. O enfoque segue por uma relação entre o pai e um de seus três filho no anos 1950. Palma de Ouro em Cannes 2011.
Imagem Filmes / 138 min / 35mm / 16 anos
19h50 – O PORTO
(Le Havre, Fin. Fra. Ale., 2011) De Aki Kaurismaki. Com André Wilms, Kati Outinen, Jean-Pierre Darroussin. Marcel Marx é um escritor boêmio aposentado que mora na cidade portuária de Le Havre, no norte da França. Ele leva uma vida tranquila engraxando sapatos, frequentando o restaurante da esquina e se dedicando à sua mulher, Arletty. Mas sua rotina muda quando ele conhece Idrissa, um menino imigrante da África a caminho da Inglaterra, e decide ajudá-lo a se esconder da polícia. Kauriksmaki em excelente forma, num filme que geralmente deixa enorme sorriso na boca do espectador. Seleção oficial Cannes 2011. Imovision / 35mm / Plano / 93 min / 14 anos / Inédito
21h40 – AMORES IMAGINÁRIOS
(Heartbeats, Canadá, 2010). De Xavier Doland. Monia Chokri, Xavier Dolan), Niels Schneider. Uma espécie de ‘Instagram’ das relações amorosas e sexuais hoje, filmadas pelo jovem cineasta canadense Xavier Dolan, de apenas 22 anos de idade. Numa festa, Marie mostra a Nicolas (seu melhor, gay), um belo rapaz loiro de cabelos cacheados. Começa então um triângulo de desejos pela noite e ruas de Montreal, onde Marie tenta esconder de Nicolas (e ele dela) suas intenções pelo novo rapaz. Seleção Un Certain Regard – Cannes 2010.
16 anos / Festival Filmes / 95 min. / Projetado em HD / Inédito
—————————————-
DOMINGO, 4 DEZ
16h20 -LATE BLOOMERS: O AMOR NÃO TEM FIM
(Late Bloomers, Fra. Bel. , UK , 2011) De Julie Gavras. Com Isabella Rosellini, Willian Hurt e Doreen Mantle. Um famoso arquiteto de meia-idade começa a questionar seu próprio trabalho quando é obrigado a fazer o projeto de um asilo para idosos. Une-se então a jovens num projeto secreto para a construção de um museu e sente-se rejuvenecido. Enquanto isso, sua esposa começa a questionar os limites de seu corpo e se preparar para a velhice inevitável.
Art Films / 120 min / 35mm / plano / 12 anos
18h20 – SE NÃO NÓS QUEM?
(Wer Wenn Nicht Wir, Alem, 2011 ) de Andres Veiel. Com Adele Haenel, Sylvie Lachat, Ulysse Grosjea.
No início dos anos 1960, os colegas de faculdade Bernward Vesper e Gudrun Ensslin iniciam um romance em meio à atmosfera provinciana da Alemanha Ocidental. Dedicados à força da palavra escrita, os dois fundam uma editora, cuja primeira publicação é, paradoxalmente, um antigo trabalho controverso do pai de Bernward, um polêmico autor nazista. Bernward defende a habilidade de escrever de seu pai, mesmo que assombrado por seu passado suspeito. Gudrun também questiona o papel de seu próprio pai durante o Terceiro Reich de Hitler. Vencendor dos prêmios Alfred Bauer e prêmio do Guia Alemão Art House no Festival de Berlim 2011. Imovision / 124 min / 35mm / Scope / 18 anos
20h50 – ISTO NÃO É UM FILME ( 75’ ) – 2a. exibição
—————————————————
SEGUNDA, 5 DEZ
17h – MEDIANERAS
(Medianeras, Arg., 2011) De Gustavo Taretto. Com Javier Drolas, Pilar López de Ayala. Martin está sozinho, passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira com a cidade de Buenos Aires cresceu e foi construída. Como trabalha de casa, pouco sai e fica o tempo todo conectado na internet. É através dela que conhece Mariana , aficcionada por chats. Eles iniciam um relacionamento virtual, sem saber que mora na mesma quadra.
Imovision / 95min / HD / 12 anos
19h – Hermilo no Grande Teatro do Mundo Um Cavalheiro da Segunda Decadência
Primeiro documentário realizado sobre Hermilo Borba Filho (1917 – 1976). Dirigido e roteirizado pela jornalista, dramaturga e realizadora Carla Denise, apresenta os principais aspectos da vida e obra do multiartista, bastante conhecido pela atuação em teatro, na literatura e na pesquisa da Cultura Popular do Nordeste. O documentário faz parte da Coleção Teatro Volume 3 – Hermilo Borba Filho, desenvolvida pela Fundação Joaquim Nabuco através da Massangana Multimídia Produções, setor de produção audiovisual da Instituição. Traz mais de vinte entrevistas com artistas que conheceram e trabalharam com Hermilo como Ariano Suassuna (escritor e dramaturgo), Germano Haiut (ator), Abelardo da Hora (escultor), José Pimentel (ator e diretor), Leda Alves (viúva do artista).
Entrada franca / 55min /projeção em HD
21h – MELANCOLIA
(Melancholia, Din., EUA, 2011). De Lars Von Trier. Com Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, John Hurt, Charlotte Rampling, Kiefer Sutherland. Um planeta chamado Melancholia está prestes a colidir com a Terra. Neste contexto, Justine está prestes a se casar com Michael com uma festa suntuosa. O maior sucesso de público nos 14 anos de história do Cinema da Fundação. Venha saber o porquê. Melhor atriz (Kirsten Dunst) Cannes 2011
California Filmes / 136 min / Scope / 14 anos / Projetado em HD / Som 5.1
—————–
TERÇA, 6 DEZ
17h – Amores Imaginários ( 95’ ) – 2a. exibição
19h – O PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM
(Rise of The Planet of The Apes, EUA, 2011). De Rupert Wyatt. Com James Franco, Freida Pinto, John Lithgow. Ao ser anunciado a retomada do clássico apocaliptico dos dos anos 1960/70 todos receberam a notícia com desconfiança. Mas a direção segura de Wyatt gerou uma bela surpresa. A história conta os eventos antes da primeira aventura da série, lançada em 1968. Nos coloca nos dias atuais, em São Francisco quando experimentos humanos com a genética acaba levando ao desenvolvimento da inteligência nos macacos, o que resulta numa guerra pela supremacia.
Fox / 105 min / 35mm / Scope / 12 anos
21h – CURTAS PE 1 ( debate com os realizadores)
– DI MELO – O IMORRÍVEL
Alan Oliveira e Rubens Pássaro
O documentário conta a vida e a trajetória deste cultuado músico da soul music brasileira. Tendo gravado um único disco em 1975 e sumido, Di Melo reaparece depois de mais de trinta anos para declarar-se “Imorrível”.
2011, 20′, 35mm, Plano
– CORPO PRESENTE
De Marcelo Pedroso
Quando estamos diante de algo que, sabemos, vai desaparecer
2011, 21′, 35mm, Plano
– MENS SANA IN CORPORE SANO
De Juliano Dornelle. Com Flávio Danilo
Garra, disciplina, tenacidade, força física e obediência: estes são os tesouros guardados para que tenhamos uma vida mais plena e saudável. O seu corpo agradece!
2011, 22′, 35mm, Scope
———————————————
QUARTA, 7 DEZ
17h10 – R.E.M. ( 70’ ) – No ano que viu o fim da banda americana R.EM., uma sessão especial na tela grande com alguns dos mais expressivos exemplares do videoclipe, formato que o R.E.M dominou como poucos na música pop. Rodados em super8mm, vídeo analógico, 16mm, 35mm, a banda uniu imagem e som em vídeos memoráveis como ‘Low’, ‘Everybody Hurts’, ‘Pop Song 89’ e ‘It’s the End of the World as We Know It (and I Feel Fine)’. Entrada Franca.
18h50 – SUPER 8
(Super 8, EUA, 2011) De J.J. Abrams. Com Joel Courtney, Elle Fanning. Em 1979, um grupo de adolescentes numa pequena em Ohio testemunha um catastrófico acidente de trem enquanto filma uma produção em super 8. De imediato os jovens suspeitam que aquilo não foi exatamente um acidente, sobretudo porque em seguida acontece um desaparecimento incomum e uma série de eventos. O dedo de Steven Spielbeg na produção não deixa dúvidas do melhor que Hollywood sabe produzir a partir do espirito juvenil para a aventura, neste caso,com um toque de nostalgia e devoção ao cinema.
Paramount / 112 min / 35mm / Scope / Livre
21h – BALADA DO AMOR E DO ÓDIO
(Balada Triste de Trompeta, Esp. Fra.,, 2010) De Alex de la Iglesia. Com Carlos Areces, Antonio de la Torre , Carolina Bang. Espanha durante a Guerra Civil. Recrutado à força pela milícia, o Palhaço Branco mata com uma foice os soldados do exército nacional. Anos depois seu filho, Javier, resolve trabalhar como o Palhaço Triste em um circo. Lá ele conhece Sergio, outro palhaço, com quem irá disputar o amor da mais bela mulher do circo. Mais um trabalho do radical diretor espanhol Iglesia, o mesmo de “O Crime Perfeito”, sucesso no Cinema da Fundação em 2004.
Art Films / 107 min / 35mm / Scope / 16 anos
———————-
QUINTA, 8 DEZ
16h30 – O PORTO (2ª exibição)
(Le Havre, Fin. Fra. Ale., 2011) De Aki Kaurismaki. Com André Wilms, Kati Outinen, Jean-Pierre Darroussin.
Imovision / 35mm / Plano / 93 min / 14 anos / Inédito
18h30 – TRABALHAR CANSA
(Brasil, 2011) De Marco Dutra e Juliana Rojas / Com Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima.
Dona de casa resolve abrir um mini-mercado. Tudo vai bem até o marido perder o emprego. A partir daí, estranhos acontecimentos tomam conta do local. Inusitado exercício em ficção sobre a vida no Brasil. Prêmio especial do Júri e melhor som em Paulínia 2011 / Melhor atriz coadjuvane Festival de Brasília 2011 / Mostra Um Certo Olhar, Cannes 2011
Polifilmes / 99 min / 35mm / Plano / 12 anos / Inédito
20h30 – CURTA PE 2 ( debate)
– ELA MORAVA NA FRENTE DO CINEMA
De Leonardo Lacca. Com Renata Roberta, Renata de Fátima
Pessoas mudam e se mudam.
2011, 30’ , 35mm, Scope
– PRAÇA WALT DISNEY
De Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira
Boa viagem, Recife PE, 51111-260, Brasil.
PE, 2011, 21′, Digital
– [projetotorresgemeas]
De Ana Lira, André Antônio, André George Medeiros, Auxiliadora Martins, Caio Zatti, Camilo Soares,
Chico Lacerda, Chico Mulatinho, Cristina Gouvêa, Eduarda Ribeiro, Eli Maria, Felipe Peres Calheiros, Fernando Chiapetta, Geraldo Filho, Grilo, Guga S. Rocha, Iomana Rocha, Isabela Stampanoni, João Maria, João Vigo, Jonathas de Andrade, Larissa Brainer, Leo Falcão, Leo Leit, Leonardo Lacca, Lúcia Veras, Luciana Rabelo, Luís Fernando Moura, Luís Henrique Leal, Luiz Joaquim, Marcele Lima, Marcelo Lordello, Marcelo Pedroso, Mariana Porto, Matheus Veras Batista, Mayra Meira, Milene Migliano, Nara Normande, Nara Oliveira, Nicolau Rodrigues, Pedro Ernesto Barreira, Paulo Sano, Priscilla Andrade, Rafael Cabral, Rafael Travassos, Rodrigo Almeida, Rebeca Mello, Tamires Cruz,
Tomaz Alves Souza, Tião, Wilson Freirer.
2011, 21′, Digital
——————————————–
SEXTA, 9 DEZ
17h – Medianeras ( 95’ ) – 2ª exibiçao
(Medianeras, Arg., 2011) De Gustavo Taretto. Com Javier Drolas, Pilar López de Ayala. ]
Imovision / 95min / HD / 12 anos
18h50 – Triangulo Amoroso ( 119’ ) – 2ª exibiçao
(Drei, Alemanha, 2010) De: Tom Tykwer. Com Sophie Rois, Sebastian Schipper, Devid Striesow.
Lume Filmes / 119 min / 16 anos / Inédito / Em HD
21h10 – OS NOMES DO AMOR
(Le Nom des Gens, fRA., 2010) De Michel Leclerc. Com Jacques Gamblin, Sara Forestier, Zinedine Soualem, Carole Franck. Bahia Benmahmoud é uma jovem tão comprometida com seus ideais que não se importa nem um pouco de transar com seus opositores, no intuito de convertê-los à sua visão. Ela costuma ser bem sucedida em suas investidas, até o dia em que conhece Arthur Martin. César de melhor roteiro 2011
Vinny Filmes / 100 min / em HD
———————————————
SÁBADO, 10 DEZ
16h10 – O ÚLTIMO DANÇARINO
(Mao’s Last Dancer, Austrá., 2009). De por Bruce Beresford. Com Chi Cao, Bruce Greenwood, Kyle MacLachlan. A vida de Li Cunxin, que durante a Revolução cultural de Mao Tse Tung, na China, foi escolhido para abandonar sua família de camponeses e enviado para uma das mais importantes escolas de balé nos EUA.
Prêmio do público na 33ª Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo, 2010
Califórnia / 117 min / em HD / 12 anos / Inédito /
18h30 – AS CANÇÕES
(Brasil, 2011). De Eduardo Coutinho.
Coutinho mais uma vez usa sua capacidade de deixar seus entrevistados absolutamente à vontade para falar da música que marcou a vida deles além de, claro, cantá-las diante da câmera. Como numa sessão terapêutica, acompanhamos os choros, risos, felicidades, amarguras e realizações de pessoas que compartilham um pedaço de suas vidas com o mais respeitado documentarista do País. Seleção da Mostra Int. de SP 2011
Videofilmes / 90 min / em HD / Livre / Inédito
20h20 – A CRIANÇA DA MEIA NOITE
(Fra. Bel., Fra., 2010). De Delphine Gleize. Com Vincent Lindon, Emmanuelle Devos, Quentin Challal, Caroline Proust. Romain nasceu com uma rara doença genética, que faz com que os raios do sol causem danos ao DNA de suas células. Aos 13 anos, ele é conhecido como “criança da lua” e é proibido de sair de casa durante o dia. Desde pequeno, está sob os cuidados de David, um professor de dermatologia do Hospital Universitário de Bayonne. Ao longo dos anos, Romain e David construíram uma relação de amizade, apesar do triste quadro que os une. Mas quando David consegue uma vaga na Organização Mundial da Saúde, em Genebra, ele não sabe se será capaz de contar a Romain que precisa ir embora. Imovision / 110 min / 35mm / Scope / 10 anos / Inédito
——————————————-
DOMINGO, 11 DEZ
16h – CAMINHO PARA O NADA
(Road to Nowhere, EUA, 2010) De Monte Hellman. Com Shannyn Sossamon, Tygh Runyan, Dominique Swain. Mitchell Haven é um jovem diretor prestes a rodar seu novo filme, baseado em um crime verídico protagonizado pelo político Rafe Tachen e sua jovem amante Velma Duran. Envolvidos em fraude e assassinato, os dois desapareceram misteriosamente, deixando suspeitas de que teriam se suicidado. Para o papel de Velma, Mitchell escala a desconhecida Laurel Graham, impressionantemente semelhante à personagem real. O diretor fica obcecado por sua atriz e, quando as filmagens começam, ele já não consegue distinguir entre ficção e realidade. Competição do Festival de Veneza 2010
Lume Filmes / 121 min / em HD / 14 anos / Inédito
18h20 – ADEUS, PRIMEIRO AMOR
(Un Amour de Jeunesse, Fra./Ale., 2011) De Mia Hansen-Løve. Com Lola Créton, Sebastian Urzendowsky, Magne-Håvard Brekke. Camille e Sullivan se separam quando o rapaz decide passar um ano viajando pela América do Sul. Ela, com apenas 15 anos, sobrevive das cartas que recebe.. até que elas não chegam mais. Quatro anos depois, Camille se tornou uma estudante de arquitetura dedicada não só aos estudos, mas também a seu novo amor, um famoso arquiteto. Quando Sullivan cruza seu caminho de novo, a jovem fica com o coração dividido. .
Imovision / 110 min / em HD / 14 anos / Inédito
20h30 – AS CANÇÕES – 2ª exibição
(Brasil, 2011). De Eduardo Coutinho.
Videofilmes / 90 min / em HD / Livre / Inédito
———————————————-
SEGUNDA, 12 DEZ
16h20 – UMA DOCE MENTIRA
(De Vrais Mensonges, Fra., 2011). De Pierre Salvadori. Com Audrey Tautou. Numa manhã de primavera, Emilie recebe uma linda carta de amor anônima. Sua primeira reação é jogar a carta no lixo. Mas ela vislumbra uma forma de salvar sua mãe, uma mulher triste e isolada desde a partida de seu marido. Sem pensar muito, ela envia a carta para a mãe, sem saber que o autor é Jean, seu tímido empregado. Emilie não imagina que seu gesto desencadeará uma série de desentendimentos, criando situações fora de controle.Sucesso no Festival Varilux do Cinema Francês 2011
Vinny Filmes / 105 min / em HD / 12 anos
18h30 – A CRIANÇA DA MEIA NOITE – 2ª exibição
(Fra. Bel., Fra., 2010). De Delphine Gleize. Com Vincent Lindon, Emmanuelle Devos, Quentin Challal.
Imovision / 110 min / 35mm / Scope / 10 anos / Inédito
20h40 – EXPLOSÃO BREGA ( debate com diretora)
(Brasil, 2011) De Hanna Godoy. Kelvis Duran, Michelle Melo, Nega do Babado, Banda Kitara, Musa do Calypso e os MCs do Brega Leozinho, Sheldon, Cego e Metal são as principais estrelas do Brega Pop Pernambucano em um musical que vai além das periferias.
Hanna Godoy / 70 min / em digital / 14 anos
————————————
TERÇA, 13 DEZ
16h – A ÁRVORE DA VIDA – 2ª exibição
(Tree of Life, EUA, 2011). De Terrence Malick. Com Brad Pitt, Sean Pea.
Imagem Filmes / 138 min / Dolby SR / 35mm / 16 anos
18h30 – TRABALHAR CANSA – 2ª exibição
(Brasil, 2011) De Marco Dutra e Juliana Rojas / Com Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima.
Prêmio especial do Júri e melhor som em Paulínia 2011 / Melhor atriz coadjuvane Festival de Brasília 2011 / Mostra Um Certo Olhar, Cannes 2011
Polifilmes / 99 min / 35mm / Dolby SR / Plano / 12 anos / Inédito
20h30 – O CÉU SOBRE OS OMBROS ( debate com o diretor)
(sessão seguida de debate com o diretor)
(Brasil, 2010) De Sérgio Borges. Com Danielle Barbin, Murari Krishna, Lwei Bakongo, Grace Passo
O filme acompanha a vida de quatro personagens incomuns, mas também comuns nos seus medos, desejos e prazeres. Em seu cotidiano, eles interpretam a própria vida. Melhor filme, direção, roteiro, montagem no Festival de Brasília 2010
Teia / 35mm / Dolby SR / Plano / 16 anos / Inédito
————————————
QUARTA, 14 DEZ
18h30 – OS RESIDENTES
(Brasil, 2010) De Tiago Mata Machado. Com Melissa Dullius, Gustavo Jahn, Jeane Doucas, Simone Sales de Alcântara. Instalados em uma nova zona autônoma temporária, os residentes passam os seus dias entre pequenos complôs lunáticos, farsas quixotescas e delírios rimbaudianos. Polêmico longa do mineiro Tiago Mata Machado, que dividiu a crítica e levou prêmios em festivais como Brasília 2010 (melhor atriz, atriz coadjuvante, fotografia, trilha sonora) Mostra Tiradentes (Júri oficial e júri jovem) e exibiu em Berlim 2011.
Vitrine / 120 min / 35mm / 16 anos / Dolby SR / Plano
21h – A PELE QUE HABITO
( La Piel Que Habito, Espanha, 2011). De Pedro Almodóvar. Com Antonio Banderas, Marisa Paredes, Elena Alaya.
Mais um fino exemplar na obra inconfundível de Pedro Almodóvar, A Pele Que Habito apresenta uma trama complexa de psicoses, traumas e perversões, todas sexuais, numa embalagem insuspeita de “filme de cientista louco”. Almodóvar ainda encontra espaço para filmar a beleza e o tesão, em cores fortes, num dos excercícios de cinema mais extravagantes da safra 2011.
Paris Filmes / 117 mins. / Em 35mm / Tela Plana / Dolby SR / 16 anos.
————————————
QUINTA, 15 DEZ
16h20 – LOLA
(Lola, Filip., Fra., 2009) De Brillante Mendoza. Com Anita Linda, Rustica Carpio, Tanya Gomez, Jhong Hilario, Ketchup Eusebio. Filipinas. O neto de Sepa foi assassinado por Mateo, neto de Puring, que está preso aguardando julgamento. O crime faz com que as duas avós se encontrem no tribunal, cada uma defendendo seu lado. Enquanto Sepa deseja que Mateo cumpra pena na prisão, Puring deseja encontrar um meio de salvar o neto. Seleção oficial Festival de Veneza 2009
Lume Filmes / em HD / 110 min. / 12 anos
18h30 – L’APOLLONIDE – OS AMORES DA CASA DE TOLERÂNCIA
(L’Apollonide, Fra., 2011) De Bertrand Bonello. Com Noémie Lvovsky. Visão extremamente pessoal, tanto romântica quanto melancólica, dos bordéis parisienses no início do século 20. O fluxo de imagens nos mostra o corpo de mulheres a serviço de homens numa fina casa de prazeres. Expostas ao amor de uns, à violência de outros e também à sífilis, Bonello impõe ritmo próprio a um filme de forte teor autoral. Do mesmo direyor, já exibimos O Pornógrafo (2001) e Tirésia (2003). Competição Festival de Cannes 2011.
Petrini Filmes / Em HD / Som 5.1 / 122 min. / 16 anos
20h50 – PORTA A PORTA – A Política em Dois Tempos ( debate com diretor)
(Brasil, 2011) De Marcelo Brennand. Roteiro: Marcelo Brennand e Caio Cavechini. Fotografia: Rafael Cabral, Marcelo Brennand e Caio Cavechini. Durante três meses, uma equipe de filmagem mergulhou no cenário pouco explorado de uma eleição no interior de Pernambuco e registrou os bastidores de uma prática política que movimenta paixões, mas ao mesmo tempo tornou-se um meio de sobrevivência. Em 90 dias, o dinheiro aparece em Gravatá e as pessoas passam a orbitar em torno de estruturas partidárias sem ideologia ou plataforma política. Os vizinhos travam discussões acaloradas, os desempregados passam a empunhar bandeiras e distribuir santinhos, os candidatos visitam cada bairro, porta a porta, prometendo empregos e recompensas futuras.
Marcelo Brennand / em HD / 80 min / Livre
———————————————-
SEXTA, 16 DEZ
16h40 – AS FLORES DE KIRKUK
(Golakani Kirkuk, Suí., Itá. 2010). De Fariborz Kamkari, Naseh Kamkari. Com Morjana Aaloui, Ertem Eser, Mohamed Zouaoui, Mohammed Bakri. No Iraque dos anos 80, durante o regime de Saddam Hussein, a médica Najla é forçada a escolher entre seus sonhos e as tradições da família. Ela decide voltar da Itália, onde estudava, para Kirkuk e encontrar seu noivo, um lutador da resistência. Najla segue o noivo durante o genocídio curdo, num relato que tem como pano de fundo um dos capítulos mais brutais da história iraquiana. Melhor ator no Globo de Ouro da Itália 2010.
Califórnia / 118 min / Digital / 12 anos / Inédito
18h40 – PELE QUE HABITO – 2ª exibição
21h – UM CONTO CHINÊS
(Un Cuento Chino, Arg./Esp., 2011). De Sebastián Borensztein. Com Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Ignacio Huang, Javier Pinto. Buenos Aires. Roberto é um veterano da Guerra das Malvinas e o mal humor em pessoa. Cheio de manias, ele é dono de uma loja de ferragens, onde também mora e curte sua solidão. Até o dia em que resolve ajudar o Jun e sua vida vira de cabeça para baixo. Afinal, um não sabe falar a língua do outro e enquanto o chinês está sozinho num país estranho, o argentino só quer recuperar sua amada tranquilidade. Será que ele vai conseguir? Sucesso absoluto no Brasil, com mais de 215 mil espectadores.
Paris Filmes / 93 min / 35mm / Scope / Inédito
———————————
SÁBADO, 17 DEZ
17h20 – UM CONTO CHINÊS – 2ª exibição
(Un Cuento Chino, Arg./Esp., 2011). De Sebastián Borensztein. Com Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Ignacio Huang, Javier Pinto
Sucesso absoluto no Brasil, com mais de 215 mil espectadores.
Paris Filmes / 93 min / 35mm / Scope / Inédito
19h10 – O MOINHO E A CRUZ
(The Mill & the Cross, Sué./Pol., 2011) De Lech Majewski. Com Rutger Hauer, Charlotte Rampling, Michael York. Uma recriação da pintura épica de Pieter Brugel “A procissão para o Calvário”, de 1654. No filme, Rutger Hauer (Blade Runner) representa Bruegel, Michael York vive um colecionador de arte amigo do pintor e Charlotte Rampling é a inspiração para sua Virgem Maria. Majewski – usando efeitos visuais, tomadas em locações na Polônia, na Áustria e na Nova Zelândia e um imenso pano de fundo pintado à mão – conta a história da pintura através de uma análise minuciosa de rituais seculares da vida cotidiana flamenga no século XVI, com cenas que revelam as escolhas artísticas de Bruegel e o contexto político do momento.
92 min
21h – L’APOLLONIDE – OS AMORS DA CASA DE TOLERÂNCIA – 2ª exibição
(L’Apollonide, Fra., 2011) De Bertrand Bonello. Com Noémie Lvovsky.
Petrini Filmes / Em HD / Som 5.1 / 122 mins. / 16 anos
0 Comentários