X

0 Comentários

Artigos

Tuitar no cinema

Câmera clara 263

Por Luiz Joaquim | 12.12.2011 (segunda-feira)

Que o Twitter e o Facebook viraram febre entre os usuários da internet ninguém duvida. A palavra “tuitar” já vem funcionando como um enviesado verbo no Brasil (“feicibucar” parece não funcionar, talvez a palavra cumprida e a sonorização esquisita atrapalhe). O fato é que a mania ultrapassa – e já não é de hoje -, os bons modos e a educação. Não é mais raro sentar ao lado de alguém numa sala de cinema que, em algum momento durante o filme, ou durante todo ele, acione o celular. Não para atender uma ligação (o que já seria horrível), mas para “tuitar”. Ou seja, postar uma mensagem de 140 caracteres na internet. Mensagem que, na maioria das vezes, não tem nenhuma urgência e provavelmente pode esperar o final da sessão. Não é a toa que a sala de cinema é toda escura. A ideia é não termos distração luminosa para ofender nosso foco sobre a tela e o envolvimento com o filme de fato acontecer. Quando alguém acende o farol de luz do visor de seu celular ao lado (e passa minutos com ele assim), qualquer ser – humano naturalmente olha para o lado para saber o que acontece. É uma pena. Por conta desse crescente inconveniente, alguns exibidores já pensam em especificar lugares pré-definidos no auditório para pessoas que gostam de “tuitar” no cinema. A solução não parece ser uma solução, mas só um paleativo. Solução boa mesmo era ver a educação reinando e o senso de coletividade acesso ao invés do celular.

—————————————–
FUTEBOL
Este final de semana os exibidores brasileiros lançaram um novo modo de ganhar dinheiro. Projetaram, às 18h do sábado passado, em 12 cidades no Brasil, o jogo ao vivo Barcelona x Real Madrid, do campeonato espanhol. Em Pernambuco a sessão aconteceu no Centerplex (Caruaru). A ação é resultado de uma parceria entre e ESPN, a Mobz e a Casablanca. A experiência abre alas para outras que deverão acontecer naturalmente até Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

——————————
MINAS
Em Juiz de Fora, o histórico Cine Excelsior está sob risco de transformar-se numa grande feira ou num estacionamento. O cineasta e pesquisador Franco Groia lidera um movimento para preservar o palácio de mais de mil lugares que foi inaugurado em 1958, mas não funciona desde 1994. É o maior cinema no interior do Estado de Minas Gerais.

———–
SUNDANCE 2012
O Sundance Film Festival, tradicional por dar espaço a produção alternativa norte-americana e mundial, que acontece em janeiro (dia 19), em Park City, Utah (EUA), selecionou o brasileiro “A Cadeira do Pai”, primeiro longa-metragem de Luciano Moura, para a competição internacional. No elenco está Wagner Moura como um pai que procura seu filho adolescente, que fugiu de casa.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade