15º Tiradentes (2012) – programação
Mostra mineira anuncia programação
Por Luiz Joaquim | 12.01.2012 (quinta-feira)
Antes do Festival de Roterdã, o Brasil dá partida, dia 20 de janeiro, ao seu primeiro festival de cinema no País. É a Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada pela Universo Produção, que completa 15 anos e há cinco – com o programa “Aurora” (dedicada a realizadores em início de carreira) – firmou-se como o mais sério evento a por em debate (de nível) a contemporânea produção nacional. Além da “Aurora”, a mostra também apresenta os programas “Olhares” e “Vertentes”, com filme premiados em outros festivais, além do programa de curtas-metragens.
Ontem, a Universo divulgou a lista completa desta 15ª edição que irá homenagear o ator Selton Mello. Ao todos serão projetados 116 filmes – 31 longas, um média e 84 curtas. O programa Aurora apresenta os inéditos “Strovengah – Amor Torto”, de André Sampaio, e “HU”, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko, ambos do Rio; os brasilienses “Entorno” da Beleza”, de Dácia Ibiapina, e “A Cidade é Nossa?”, de Adirley Queirós; o mineiro “Balança Mas Não Cai”, de Leonardo Barcelos; o capixaba “As Horas Vulgares”, de Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize; e o paulista “Corpo Presente”, de Marcelo Toledo e Paolo Gregori.
No lista de filmes do programa “Olhares”, aparece o pernambucano “Estradeiros”, primeiro longa-metragem de Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro. Já no programa “Vanguarda” está “As Hiper-Mulheres”, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro.
Na proposta de refletir os rumos da produção cinematográfica brasileira, a Mostras de Tiradentes organizou seminários para discutir questões conceituais ao longo deste 15 anos. Os temas vão da “Renovação no Cinema Brasileiro”, passam pelo “Panorama Crítico da Crítica”, pelo “Curta na Era Digital” e chega no “Ator em Expansão” até “A Política do Ator no Percurso de Selton Mello”.
0 Comentários