Sundance 2012
Tem Brasil no Sundance
Por Luiz Joaquim | 19.01.2012 (quinta-feira)
Mesmo sem o espírito livre do mercado, que o tornou celebrado e famoso nos anos iniciais (lá pelos final dos 1970 e início dos 1980), o Festival de Cinema de Sundance – que inicia hoje em Park City (Utah, EUA) – nunca deixa de ter os olhos da mídia mundial bem abertos para sua programação.
A estrutura do festival é dividida em sua competição de quatro categorias: ficção norte-americana e estrangeira e documentário norte-americano e estrangeiro; além das disputas entre animações e curtas-metragens.
O Brasil, em particular, tem motivos para presta atenção no evento por conta da participação na competição estrangeira de “A Cadeira do Pai”, filme de Luciano Moura, estrelado por Wagner Moura como um médico que tem um pai ausente (Lima Duarte).
Neste ano a competição de ficção norte-americana apresenta 16 filmes de alguns realizadores iniciantes e outros com uma história já escrita pelo próprio Sundance, como Mark Webber, com “The End of Love”. Fala de um ator recém-viúvo que precisa encarar a decisão entre a carreira e os filhos; ou Jonathan Kasdan (filho de Lawrence Kasdan) com “The First Time”, sobre um fim de semana especial para um jovem casal; ou ainda Ira Sachs, com “Keep the Lights On”, sobre a amizade de um documentárista na Nova Iorque de 1997 com um advogado. Ambos passam a viver juntos e desenvolvem algumas compulsões por drogras e vícios sexuais.
Na competição dos 16 documentários americanos, olhos atentos para “Love Free or Die”, de Macky Alston, sobre a eleição em 2003 do primeiro bispo assumidamente gay, em New Hampshire; e também para “Escape Fire”, de Matthew Heineman e Susan Froemke, sobre o milionário sistema de saúde norte-americano; além de “The Atomic States of America”, de Fon Argott e Sheena M. Joyce, feito a partir do livro de memórias de Kelly McMaster, que cresceu nos arredores de um reator nuclear em Long Island.
——————
Competição – Ficção USA:
‘Beasts of the Southern Wild’ (EUA), de Benh Zeitlin
‘The Comedy’ (EUA), de Rick Alverson
‘The End of Love’ (EUA), de Mark Webber
‘Filly Brown’ (EUA), de Youssef Delara e Michael D. Olmos
‘The First Time’ (EUA), de Jonathan Kasdan
‘For Ellen’ (EUA), de So Yong Kim
‘Hello I Must Be Going’ (EUA), de Todd Louiso
‘Keep the Lights On’ (EUA), de Ira Sachs
‘Luv’ (EUA), de Sheldon Candis
‘Middle of Nowhere’ (EUA), de Ava DuVernay
‘Nobody Walks’ (EUA), de Ry Russo-Young
‘Safety Not Guaranteed’ (EUA), de Colin Trevorrow
‘Save the Date’ (EUA), de Michael Mohan
‘Simon Killer’ (França/EUA), de Antonio Campos
‘Smashed’ (EUA), de James Ponsoldt
‘The Surrogate’ (EUA), de Ben Lewin
Em Competição – Documentário USA:
‘Ai Weiwei: Never Sorry’ (EUA), de Alison Klayman
‘The Atomic States of America’ (EUA), de Don Argott e Sheena M. Joyce
‘Chasing Ice’ (EUA), de Jeff Orlowski
‘Detropia’ (EUA), de Heidi Ewing e Rachel Grady
‘Escape Fire: The Fight to Rescue American Healthcare’ (EUA), de Matthew Heineman e Susan Froemke
‘Finding North’ (EUA), de Lori Silverbush e Kristi Jacobson
‘The House I Live In’ (EUA), de Eugene Jarecki
‘How to Survive a Plague’ (EUA), de David France
‘The Invisible War’ (EUA), de Kirby Dick
‘Marina Abramovic: The Artist Is Present’ (EUA), de Matthew Akers
‘Me at the Zoo’ (EUA), de Chris Moukarbel e Valerie Veatch
‘The Other Dream Team’ (EUA), de Marius Markevicius
‘The Queen of Versailles’ (EUA), de Lauren Greenfield
‘Slavery by Another Name’ (EUA), de Sam Pollard
‘Love Free or Die: How the Bishop of New Hampshire is Changing the World’ (EUA), de Macky Alston
‘We’re Not Broke’ (EUA), de Karin Hayes e Victoria Bruce
Cinema Mundial Em Competição – Ficção:
’4 Suns’ (República Checa), de Bohdan Slama
‘About the Pink Sky’ (Japão), de Keiichi Kobayashi
‘Can’ (Turquia), de Rasit Celikezer
‘A Cadeira do Pai’ (Brasil), de Luciano Moura
‘L’ (Grécia), de Babis Makridis
‘The Last Elvis’ (Argentina), de Armando Bo
‘Madrid, 1987′ (Espanha), de David Trueba
‘My Brother the Devil’ (Inglaterra), de Sally El Hosaini
‘Teddy Bear’ (Dinamarca), de Mads Matthiesen
‘Valley of Saints’ (Índia/EUA), de Musa Syeed
‘Violeta Se Fue a los Cielos’ (Chile/Argentina/Brasil/Espanha), de Andres Wood
‘Wish You Were Here’ (Austrália), de Kieran Darcy-Smith
‘Wrong’ (França), de Quentin Dupieux
‘Young & Wild’ (Chile), de Marialy Rivas
Cinema Mundial Em Competição – Documentário:
’1/2 Revolution’ (Dinamarca/Egipto), de Omar Shargawi e Karim El Hakim
’5 Broken Cameras’ (Palestina/Israel/França), de Emad Burnat e Guy Davidi
‘The Ambassador’ (Dinamarca), de Mads Brugger
‘Big Boys Gone Bananas!*’ (Suécia), de Fredrik Gertten
‘China Heavyweight’ (Canadá/China), de Yung Chang
‘Gypsy Davy’ (Israel/EUA/Espanha), de Rachel Leah Jones
‘The Imposter’ (Inglaterra), de Bart Layton
‘Indie Game: The Movie’ (Canadá), de Lisanne Pajot e James Swirsky
‘The Law in These Parts’ (Israel), de Ra’anan Alexandrowicz
‘Payback’ (Canadá), de Jennifer Baichwal
‘Putin’s Kiss’ (Dinamarca), de Lise Birk Pedersen
‘Searching for Sugar Man’ (Dinamarca/Inglaterra), de Malik Bendjelloul
0 Comentários