X

0 Comentários

Reportagens

Cine Santander no Recife

Revisão de um clássico

Por Luiz Joaquim | 09.03.2012 (sexta-feira)

É mais que interessante a iniciativa do Santander Cultural Recife em colocar a disposição da população do Bairro do Recife o projeto “Curta às Seis”. Sempre às 18h e 19h das segundas, quartas e sextas-feiras, o espaço (no número 23 da Av. Rio Branco) curtas-metragens que não encontram espaço no circuito tradicional de cinema. Os trabalhos programados passam pelo formato documental, ficção, videoclipes, sempre em projeção digital. O espaço oferece 40 lugares, que podem ser ocupados mediante ingresso distribuído gratuitamente, 20 minutos antes das sessões.

Para este mês de março, estão na pauta as animações “Hotel do Coração Partido”, “Os Três Porquinhos”, “Até o Sol Raiar”, “Onde Andará Petrúcio Felker?” e “Pax” (nas segundas dias 12, 19 e 26). Nas quartas-feiras, 14 e 21, exibem os bons “BMW Vermelho”, “Os Filmes Que Não Fiz” e “Tepê”. E durante todas as sextas-feiras deste mês (incluindo hoje), o Santander destaca o clássico pernambucano “O Baile Perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas.

Marco não só da produção cinematográfica pernambucano, mas também do Brasil (ganhou o Festival de Brasília em 1996), “O Baile…”, como certa vez disse o professor Alexandre Figueirôa, “assinalou perspectivas de outra leitura visual para o Nordeste e esboçou o desejo de ampliar o alcance de público de um filme produzido na região. Os realizadores preocuparam-se em construir uma boa história e introduziu um componente original na narrativa ao investigarem os indícios que demonstram os primeiros contatos do sertão nordestino com a modernidade nos traços dos filmes realizado pelo mascate libanês Benjamin Abraão”.

O Benjamin Abraão em questão protagoniza o filme na pele do ator Duda Mamberti. Ele foi o mascate responsável pelas únicas imagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, quando vivia no sertão brasileiro. Amigo íntimo de Padre Cícero, Benjamin mascateava pelo Sertão e exercitou seu espírito mercantilista convivendo intimamente com o bando de Lampião. Infiltrou-se no grupo para colher imagens e vender os registros do famoso criminoso pelo mundo afora. Mais detalhes sobre a programação do “Curta às Seis” no http://www.curtaasseis.blogspot.com.

Mais Recentes

Publicidade