Bial por aqui?
Câmera clara 275
Por Luiz Joaquim | 09.04.2012 (segunda-feira)
Em dois dias, na noite da próxima quarta-feira – na Cinemateca Brasileira em São Paulo -, a Bertini Produções e Eventos Culturais e Esportivos (BPE) anuncia sua programação completa para o 16ª Cine-PE: Festival do Audiovisual (que vai de 26 de abril a 02 de maio no Centro de Convenções). Mas, um passarinho cantou para esta Câmera Clara (e não foi pelo Twitter) de uma possibilidade forte do documentário “Jorge Mautner: O Filho do Holocausto” estar na mostra competitiva de longas-metragens desta edição. Dirigido por Pedro Bial e Heitor D´Alincourt, o filme retrata o percurso do compositor, violinista, poeta, cantor e autor da “Mitologia do Kaos” e da teoria da “Amálgama Brasileira”. O subtitulo explica-se pela história de Mautner, entre outras coisas, ser filho de judeus vindos ao Brasil em fuga do Nazismo – assim comos os pais de Bial, cuja mãe aparece no filme. “Jorge Mautner: O Filho do Holocausto” abriu a edição 17, no Rio de Janeiro, do festival “É Tudo Verdade”. Bial já não é um estranho ao Cine-PE. Esteve por aqui com seu primeiro (e anterior) longa-metragem “Outras Estórias”, em 1999. À época, o jornalista não era tão popular quanto é hoje por conta de sua participação nas 12 edições do Big Brother Brasil na TV Globo. Ao contrário do passado, esta sua possível nova vinda poderia funcionar, portanto, como um tiro certeiro para atrair espectadores ao festival. Fala-se ainda que não é tão impossível uma apresentação de Mautner para brindar a projeção do doc. no Recife. Aguardemos até quarta-feira para confirmar, ou não.
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CAP. AMERICA 2
A Márvel procura um cineasta para dirigir a sequência de “Capitão América: O Primeiro Vingador”, e já anunciou uma data para o lançamento do novo filme nos EUA, 4 de abril de 2014. Está bem distante, mas os fãs já estão animados com a volta do herói num filme solo. Alguns diretores já estão sendo sondados: George Nolfi (de “Os Agentes do Destino”), F. Gary Gray (“Uma Saída de Mestre”) e Joe e Anthony Russo (“Dois é Bom, Três é Demais”).
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SALAS DIGITAIS
Gustavo Leitão, no informativo Filme B da semana passada, escreveu texto apontando que quase metade das salas de cinema no mundo já trabalham no formato digital. Numa divisão por continentes, a América Latina tem a menor percentagem de salas com essa tecnologia de projeção no padrão DCI (que vem se tornando um padrão universal). Os dados dizem que na América Latina são apenas 21% das salas assim equipadas, contra os 65% das salas do EUA e do Canadá. Em 2011, o digital cresceu 79%.
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CINEMARK CAMPEÃ
Numa apresentação na Convenção Global de Centros Comerciais da América Latina, que aconteceu no Peru, o presidente da Cinemark Internacional (rede de cinemas que chega ao Recife para operar no shopping em construção ‘Rio Mar’), Valmir Fernandes, revelou os números da empresa em 2011. São mais de 5,5 mil salas em todo o mundo que venderam 247,2 milhões de ingressos. O presidente da empresa explica que com essa marca, alcançou o título de exibidor com o maior público do mundo.
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