X

0 Comentários

Festivais

16o Cine-PE (2012) – dia 7

Festival entrega prêmios e exibe dois filmes

Por Luiz Joaquim | 02.05.2012 (quarta-feira)

Na edição do ano passado do Cine-PE, o cineasta Zelito Viana, que foi homenageado, apresentou o curta-metragem “Sons da Esperança” na abertura do evento. Naquela ocasião, Zelito mostrou um pequeno trecho de um filme que seria apresentado como longa-metragem este ano; a sessão está programada para hoje, a partir das 20h, no Teatro Guararapes (Centro de Convenções), como parte da Mostra Especial de Longa-metragem (80 minutos). Antes será exibido o curta-metragem “MPB: A história que o Brasil não conhece” (SP), de André Moraes (15 minutos). A sessão com os dois filmes é gratuita, e em seguida o público pode acompanhar a entrega de prêmios para os melhores filmes da competição e a cerimônia de encerramento desta edição.

O documentário de Zelito fala sobre a orquestra do Coque, contando a história do grupo e mostrando uma apresentação ao vivo, focando especialmente na participação do maestro Cussy de Almeida, que morreu em 2010, como professor. No ano passado, a reportagem da Folha de Pernambuco falou com o diretor, que comentou: “Quando conheci a orquestra, me impressionou a qualidade da música desses jovens. Não é só um projeto social, é também uma possibilidade de profissionalização”. O ponto central da narrativa é a filmagem de um espetáculo da orquestra no dia 31 de maio de 2011, no Teatro de Santa Isabel. A obra tem produção da Bpe Bertini Produções e será exibido fora da competição.

Já o curta-metragem da noite, “MPB: A história que o Brasil não conhece” (já exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado, em outubro), é um filme de ficção que fala sobre a música popular brasileira, comentando sucessos de Ari Barroso, Carmem Miranda e Tom Jobim. O diretor André Moraes entrevistou artistas diversos, como Sérgio Malandro, Caco Ciocler, Wilson Simoninha, além de integrantes de bandas como Dominó, Sepultura, e É o Tchan, para então criticar o atual estado da MPB, com um discurso que varia entre o cômico e o polêmico.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade