X

0 Comentários

Críticas

As Neves de Kilimanjaro

Ética e moral em questão

Por Luiz Joaquim | 18.05.2012 (sexta-feira)

O Cine Rosa e Silva (Recife) coloca em cartaz um dos melhores filmes de 2012. “As Neves de Kilimanjaro” (Les Neiges du Kilimandjaro, Fra., 2011), de Robert Guédiguian, chegou a ser exibido no Recife por duas vezes ano passado: no 4ª Janela de Cinema (em novembro) e na mostra Expectativa, do Cinema da Fundação (dezembro). Agora, em exibição diária, irá encontrar um público para emocionar e fazer refletir sobre a ética, com perturbadora profundidade.

Quem conhece os filmes de Guédiguian sabe que o francês, no início dos anos 2000 lançou pérolas como “A Cidade Está Tranquila” (2000) e “Marie-Jo e Seus Dois Amores” (2002). No novo filme estão, mais uma vez, Jean-Pierre Darroussin, Ariane Ascaride, além de Gérard Meylan, atores excelentes e preferidos do diretor.

Os dois primeiros vivem o casal Michel e Marie-Claire. Eles moram em Marseilles (cidade cenário constante para Guédiguian) há mais de 30 anos onde viveram um casamento de amor e sacrifícios para educar os filhos honestamente. Operário padrão do porto, e sindicalista comprometido com a categoria, Michel se vê demitido perto da aposentadoria. Os benefícios que recebe o permitem ter, finalmente, um pouco de conforto e descanso ao lado da esposa.

É um descanso que causa conflitos em Michel, cuja existência sempre foi pautada por pensar no coletivo. Mas, como de costume, Guédiguian vai além da crise existencial. Com a complexa situação que o cineasta cria, ele vai envolve seu espectador lentamente com, a princípio uma história simples, para depois fazê-lo perceber que está numa sofisticada rede de questões morais aparentemente insolúveis.

Tudo se torna absolutamente envolvente quando o drama ganha uma nova cor social a partir de um assalto sofrido pelo casal na própria casa. O autor do crime é também vítima da sociedade e isso mexe diretamente com o senso de justiça do espectador. Mas, seria isto uma justificativa para perdoá-lo? A resposta nunca será fácil, e a mais impactante proposta de Guédiguion é responder com a gentileza. Vale também o registro que “As Neves de Kilimanjaro” é inspirada num poema de Victor Hugo.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade